Topo

Chick Corea e Charles Lloyd são destaques da segunda edição do BMW Jazz Festival

O pianista Chick Corea (centro) se apresenta do BMW Jazz Festival com o baterista Lenny White e o baixista Stanley Clarke - Divulgação
O pianista Chick Corea (centro) se apresenta do BMW Jazz Festival com o baterista Lenny White e o baixista Stanley Clarke Imagem: Divulgação

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

20/03/2012 10h42

Os organizadores do BMW Jazz Festival anunciaram nesta terça-feira (20), em São Paulo, as atrações da segunda edição do evento que acontecerá de 8 a 10 de junho em São Paulo e de 11 a 13 de junho no Rio de Janeiro. Entre as principais atrações da edição deste ano está o pianista Chick Corea, vencedor de 16 prêmios Grammy, que vai se apresentar junto do baixista Stanley Clarke e do baterista Lenny White.

  • Divulgação

    O saxofonista Charles Lloyd, atração do BMW Jazz Festival

Outro destaque fica com o trio veterano The JB’s, que acompanhava James Brown durante os anos 1970. O grupo é formado por Maceo Parker, Freddy Wesley e Pee Wee Ellis.

A nova geração do jazz também é grande aposta do festival, como o trompetista e compositor Ambrose Akinmusire. Com apenas 28 anos de idade, o disco de estreia do jovem, "When the Heart Emerges Glistening", foi classificado pelo "New York Times" como um dos melhores álbuns de 2011.

Um dos curadores do evento, o jornalista Zuza Homem de Mello disse que combinar as revelações do jazz com nomes já consagrados foi a linha mestra que norteou a programação deste ano. "É impressionante a quantidade de músicos com pouco mais de 20 anos que já se mostram totalmente preparados", disse Zuza.

Ainda tocam no evento o saxofonista Charles Loyd, The Clayton Brothers, Trombone Shorty & Orleans Avenue, Nintey Miles, Darcy James Argue's Secret Society e  os brasileiros Toninho Ferragutti e Bebê Kramer. No entanto, apenas seis das nove atrações se apresentam no Rio: Chick Corea, Charles Loyd, Trombone Shorty, Ninety Miles, Parker, Wesley & Ellis e Darcy James.

As apresentações em São Paulo não acontecerão mais no Auditório do Ibirapuera como no ano passado, mas sim no Via Funchal. Os shows do Rio de Janeiro continuarão sendo no Teatro Oi Casa Grande como na edição anterior.

A produtora Monique Gardenberg, também da curadoria do festival, disse que o público que procurou ingressos em São Paulo no ano passado foi muito maior do que o Ibirapuera comportava. "Ao final da primeira edição, recebemos muitas reclamações porque os ingressos dos três dias acabaram em duas horas. Por isso, transferimos o evento para um local que comporta 2 mil pessoas, enquanto o auditório do Ibirapuera abriga apenas 500", afirmou Monique.

Ainda não foi estipulado o preço dos ingressos para a nova edição, mas os curadores garantiram que deve ser parecido com o da primeira edição do evento, até R$ 100. Ainda de acordo com os organizadores, os ingressos começarão a ser vendidos no dia 14 de abril e a programação deve ser divulgada nos próximos dias.

Edição anterior
A primeira edição do evento, também realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo, teve como destaques o saxofonista Wayne Shorter e a cantora Sharon Jones, que se apresentou ao lado de sua banda The Dap Kings. O festival também provoveu uma homenagem a Miles Davis feita pelo compositor e baixista norte-americano Marcus Miller.

Em 2011, o evento também contou com uma etapa gratuita em São Paulo, ao ar livre no Ibirapuera, que teve apresentações do saxofonista Joshua Redman e de, novamente, Sharon Jones & The Dap Kings.


BMW JAZZ FESTIVAL EM SÃO PAULO

Quando: 8 a 10 de junho
Onde: Via Funchal
Atrações confirmadas: Ambrose Akinmisire Quintet, Charles Lloyd Quartet, The Clayton Brothers Quintet, Corea, Clarke & White Forever, Darcy James Argues's Secret Society, Maceo Parker com Fred Wesley & Pee Wee Ellis, Ninety Miles, Toninho Ferragutti, Bebê Kramer e convidados e Trombone Shorty

BMW JAZZ FESTIVAL NO RIO DE JANEIRO

Quando: 11 a 13 de junho
Onde: Teatro Oi Casa Grande
Atrações confirmadas: Charles Lloyd Quartet, Corea, Clarke & White Forever, Darcy James Argues's Secret Society, Maceo Parker com Fred Wesley & Pee Wee Ellis, Ninety Miles e Trombone Shorty