Topo

"Chorava toda vez que ouvia alguém gritando o refrão ", revela Anna Julia que ganhou o nome após sucesso dos Los Hermanos

Rosilda Barros da Silva Antunes e a filha exibem orgulhosas a carta que receberam da musa inspiradorados Los Hermanos, Anna Julia (16/3/12)  - Antônio Teixeira / UOL
Rosilda Barros da Silva Antunes e a filha exibem orgulhosas a carta que receberam da musa inspiradorados Los Hermanos, Anna Julia (16/3/12) Imagem: Antônio Teixeira / UOL

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

21/03/2012 07h00

Prestes a voltarem aos palcos para comemorar os 15 anos da banda, os cariocas dos Los Hermanos carregam um "carma" que os persegue desde o verão de 2000: o sucesso arrebatador de "Anna Julia", faixa do primeiro disco do grupo, que, graças à  superexposição, foi praticamente limada do repertório dos shows.

A pequena Anna Julia da Silva Antunes sequer era nascida na época em que a canção estourou nas rádios, mas também já sentiu na pele os efeitos nem sempre agradáveis da fama precoce - e involuntária. “É estranho ter o nome de uma música. Chorava toda vez que ouvia alguém gritando o refrão ‘oooh, Anna Juliaaaa’”, lembra a garota de 11 anos em entrevista ao UOL.

Longe de ser a fã número 1 do Los Hermanos, a mãe de Anna Julia, Rosilda Barros da Silva Antunes, conta que batizou a filha assim atendendo a pedidos. "Estava grávida e já tinha decidido por Júlia, mas aí meus enteados começaram a pedir para eu colocar Anna Júlia e coloquei”, lembra a dona de casa de 41 anos, destacando que "gostava muito" da canção e que "até comprei o CD" na época.

“Até hoje minha filha diz que gostaria de ser só Júlia. E, talvez por ‘raiva’, tenha escolhido Ana para a irmã caçula, que se chama Ana Luiza. Ela dizia: ‘Se eu tenho Ana, ela também tem que ter’”, lembra Rosilda.

Anna Julia Werneck: a “original”

  • Musa inspiradora da canção dos Los Hermanos, a jornalista Anna Julia Werneck, 32, contou ao UOL que tudo começou como uma declaração de amor na época da faculdade.

  • Na tentativa de ajudar o melhor amigo --o tímido Alex Werner (produtor dos Los Hermanos)-- a conquistar sua amada, Marcelo Camelo escreveu a letra. Em abril de 1999, a banda tocou "Anna Julia" em um show no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, para cerca de 200 pessoas. Anna Julia agradeceu Alex pela canção e os dois ficaram juntos apenas uma vez.

    "Fiquei emocionada quando ouvi a música em casa. O namoro não deu certo, não começou direito. Éramos muito tímidos", lembra a jornalista.

  • Após dois anos do sucesso, Anna Julia começou a namorar Patrick Laplan, ex-baixista dos Los Hermanos, e o romance durou nove anos. "Fico feliz de o Marcelo [Camelo] ter se inspirado e escrito uma canção sobre a história de um amigo. Conhecia apenas uma pessoa com esse nome. O sucesso não faz diferença, o que vale mesmo é a homenagem. Virou uma música de casamento, nome de filhas, de romances", conclui Anna Julia.

Sucesso inesperado

  • Arquivo Pessoal

    Lembrança do nascimento de Anna Júlia Antunes (2000)

Gravada em 1999 para integrar o primeiro - e homônimo - álbum do Los Hermanos, "Anna Julia" entrou para a história do grupo de maneira quase impensada. Foi escrita pelo cantor e guitarrista Marcelo Camelo como uma homenagem à garota de quem o produtor da banda gostava na época. Lançada como primeiro single do grupo e apoiada em um videoclipe estrelado pela atriz Mariana Ximenez, a faixa virou hit em todas as rádios do país, fez o grupo vender mais de 300 mil discos e invadiu até os trios elétricos do Carnaval baiano - o que não é necessariamente algo a se comemorar por uma banda de indie rock que está tentando conquistar seu lugar ao sol.

E foi também por acaso que, ainda grávida, a mãe da Anna Júlia da Silva conheceu uma amiga da mãe de Anna Julia Werneck, a musa inspiradora da faixa. Aproveitando a oportunidade, a amiga de Rosilda pediu à jovem para que escrevesse uma carta para o bebê que ia nascer.

"Você está quase nascendo e eu estou prestes a fazer 21 anos (...) Espero que a sua vida seja aproveitada ao máximo, que você consiga fazer a sua existência na Terra fazendo o bem e ajudando as outras pessoas", dizia a carta, à qual o UOL teve acesso e que teve a veracidade confirmada por Anna Julia Werneck.

"Foi a única carta que escrevi, que história mais fofa”, diz emocionada a jornalista, que, por sua vez, ainda guarda até hoje a lembrança de nascimento da pequena Anna Júlia enviada por Rosilda na época, uma caixinha de cerâmica com o seu nome.

Com os tempos de bullying no passado, a filha de Rosilda diz já estar "conformada" com o nome e confessa até que, dependendo do garoto, também gostaria de ganhar uma declaração de amor com os versos da música do Los Hermanos. “Ah, seu eu gostar dele vou ficar feliz, mas caso contrário, vou dispensá-lo”, diverte-se.

Na boca do povo
Segundo dados do portal BabyCenter Brasil, o nome Ana Júlia é um dos mais populares no país, entre os nomes duplos. Em 2009, ele ocupava a quinta posição; em 2010 caiu para o sexto lugar, onde se manteve em 2011.

De 2000 a 2012, cerca de 203 meninas foram registradas com o nome de Ana Júlia no Estado de São Paulo - 24 delas Ana com dois enes. A informação é da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

Nem todas as Annas (ou Anas) Julias (ou Júlias), no entanto, reclamam do nome de batismo.

“Gosto muito da música. Quando falo meu nome todo mundo canta”, conta Ana Júlia Soares, de 6 anos, filha da comerciante Viviane Soares, 25. “O nome ficou na minha cabeça", diz Viviane sobre o hit radiofônico. "Acho angelical, me dizia que ela seria uma mulher muito especial. Ninava ela com essa canção”, revela a mãe.

Em homenagem à memória da irmã, que faleceu no ano passado, a mineira Amanda Cristina das Neves Fernandes também contou ao UOL a origem do nome de sua sobrinha. “Ana Júlia tem 12 anos e é muito sorridente e carismática. Minha irmã adorava esse nome e quando escutou a música se encantou... A partir daí não podemos mais ouvir e não nos lembrar delas".


Ouça "Anna Julia" na Rádio UOL e veja a letra da música:

Quem te vê passar assim por mim não sabe o que é sofrer 
Ter que ver você assim sempre tão linda 
Contemplar o sol do teu olhar, perder você no ar 
Na certeza de um amor, me achar um nada 
Pois sem ter teu carinho eu me sinto sozinho 
Eu me afogo em solidão 
 
Oh Anna Julia 
Oh Anna Julia 
 
Nunca acreditei na ilusão de ter você pra mim 
Me atormenta a previsão do nosso destino 
Eu passando o dia a te esperar, você sem me notar 
Quando tudo tiver fim você vai estar com um cara 
Um alguém sem carinho, será sempre um espinho 
Dentro do meu coração 
 
Oh Anna Julia 
Oh Anna Julia 
 
Sei que você já não quer o meu amor 
sei que você já não gosta de mim 
Eu sei que eu não sou quem você sempre sonhou 
Mas eu vou reconquistar o seu amor todo pra mim 
 
Oh Anna Julia 
Oh Anna Julia 
Oh Anna Julia
Oh Anna Julia, Julia, Julia