Topo

Gal Costa ensaia passos de funk na estreia da turnê de "Recanto", no Rio

Gal Costa apresenta o álbum "Recanto" só para convidados no Rio de Janeiro (22/3/12) - AgNews
Gal Costa apresenta o álbum "Recanto" só para convidados no Rio de Janeiro (22/3/12) Imagem: AgNews

Renato Damião

Do UOL, no Rio

24/03/2012 02h29

Gal Costa fez nesta sexta-feira (23) a estreia de sua nova turnê, “Recanto”, na casa de shows Miranda, localizada na Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro. Na noite anterior, a cantora havia se apresentado para uma plateia de amigos.  No espetáculo, Gal canta sucessos de sua carreira, brinca de imitar Tim Maia e até ensaia passos de funk em “Miami Maculelê”, com direito a mão no quadril.

No entanto, a maior parte de “Recanto” tem tom intimista. Acompanham Gal, os instrumentistas Pedro Baby, Domenico Lancellotti e Bruno Di Lulo. O show é aberto com “Da Maior Importância” e segue com “Tudo Dói” e “Recanto”, as duas últimas de “Recanto”, disco lançado por Gal no final do ano de 2011 apenas com composições de Caetano Veloso, que também dirige o espetáculo.

“Brigado pela presença, gosto de fazer show em tom intimista”, agradeceu Gal para em seguida cantar “Divino Maravilhoso”, dessa vez de pé e com pegada rock’n roll. Na sequencia aparecem “Folhetim”, de Chico Buarque e “Mãe”, também de Caetano.

De poucas palavras, Gal apenas elogiou o som da casa recém-inaugurada e fez questão de ressaltar diversas vezes a presença de uma garrafinha de água no palco: “Ontem eu estava sem água, Domenico”, comentou ela com o músico.

Um dos momentos mais intensos do show ficou com a interpretação de Gal para o clássico “Vapor Barato” de Wally Salomão e Jards Macalé que contou com solo de guitarra feito por Pedro Baby. Em “Um Dia de Domingo”, a baiana tirou gargalhadas da plateia ao imitar a voz de Tim Maia, reproduzindo o icônico dueto entre eles.

Para provar que em seu recanto cabem todos os tipos de sons, Gal terminou a apresentação em ritmo de funk com “Miami Maculelê” e não se intimidou em arriscar uns passinhos, levando a plateia, até então um tanto apática, ao delírio. No bis, “Mansidão”, “Força Estranha” e “Meu Bem, Meu Mal”, esta última cantada em coro.

A apresentadora Regina Casé fez questão de ir prestigiar Gal: "Estava com saudade de ver a Gal no palco e amei esse último disco dela, Cada música é mais diferente que a outra", disse ela. A atriz Mariana Ximenes também esteve no evento. "Todos os trabalhos de Gal me encantam, esse não foi diferente", opinou.

Ingressos chegam a custar R$ 900

Uma das polêmicas causadas pelo show de Gal Costa foram os valores dos ingressos que chegam a custar R$ 900. Na bilheteria do evento era possível ver um casal, que não quis se identificar, reclamando do preço. O estudante João Paulo Meirelles confessou que só foi ao show “porque conseguiu um ingresso”: “Não daria para comprar com o dinheiro do trabalho”, disse ele que torce por uma turnê "mais em conta".

A advogada Ana Leal foi com mais três integrantes da família e assistiu toda a performance de Gal em  local privilegiado, uma mesa na terceira fileira. Sobre o valor que desembolsou, ela preferiu não revelar, apenas disse que “pagou muito caro”. Indagada se valeu a pena, Ana respondeu: “Show é o que eu mais gosto de ir, valeu a pena, foi tudo lindo. A Gal é uma deusa”, finalizou.

Nas redes sociais, fãs mais jovens deixam recados no perfil da Miranda questionando os valores. De acordo com a produção do espetáculo, Gal deve se apresentar ainda este ano nas casas de show Vivo Rio e Circo Voador, ambas no Rio, contudo os valores ainda não foram divulgados.

A turnê de “Recanto” ainda acontece neste sábado (24) e no próximo final de semana na Miranda.

Veja as músicas de Gal cantou no show "Recanto"

"Da Maior Importância"
"Tudo Dói"
"Recanto Escuro"
"Divino Maravilhoso"
"Folhetim"
"Mãe"
"Segunda"
"Minha Voz, Minha Vida"
"Barato Total"
"Autotune Autoerótico"
"Cara do Mundo"
"Deus é o amor"
"Dom de Iludir"
"Neguinho"
"O Amor"
"Baby"
"Vapor Barato"
"Um Dia de Domingo"
"Miami Maculêlê"

bis
"Mansidão"
"Força Estranha"
"Meu Bem, Meu Mal"