Topo

Morre aos 91 anos Ademilde Fonseca, a "Rainha do Choro"

A cantora Ademilde Fonseca, que faleceu em sua casa no Rio de Janeiro após um mal súbito em torno das 23h de terça-feira (27) - Publius Vergilius/Folha Imagem
A cantora Ademilde Fonseca, que faleceu em sua casa no Rio de Janeiro após um mal súbito em torno das 23h de terça-feira (27) Imagem: Publius Vergilius/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

28/03/2012 07h38

A cantora Ademilde Fonseca, conhecida como a Rainha do Choro, faleceu em sua residência no Rio de Janeiro na noite de terça-feira (27), aos 91 anos. Ademilde esteve entre as primeiras a cantar no ritmo do choro, ou chorinho, e ainda estava ativa após mais de 70 anos de carreira.

“Ela teve um mal súbito ontem, entre as 23h e 23h30, e faleceu,” disse a neta, Ana Cristina, à reportagem do UOL. “Não estava doente, foi algo completamente inesperado. Ela fez um show recente em Porto Alegre e ontem gravou ontem dois programas. Ainda estamos em choque." A cantora tinha um histórico de doenças cardíacas.

Ainda não foi estipulado um horário para o sepultamento, que será realizado nesta quarta-feira (28), no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Segundo Ana Cristina, a intenção é fazer a cerimônia o mais tarde possível para que amigos e colaboradores possam receber a notícia.

Pioneira

Ademilde Fonseca foi uma das primeiras intérpretes a dar voz ao chorinho, ritmo tradicionalmente instrumental e se consagrou como uma das grandes musas do gênero. Nascida no Rio Grande do Norte, Ademilde ajudou a popularizar clássicos como "Brasileirinho" e "Tico-tico no fubá", primeira música de chorinho em que colocou uma letra.

Ouça interpretações de Ademilde Fonseca na Rádio UOL.