Topo

DJ Anderson Noise celebra número 500 do programa Rádio Noise

Anderson Noise, DJ e produtor, lança disco com programa Rádio Noise 500 - Nino Andres/Divulgação
Anderson Noise, DJ e produtor, lança disco com programa Rádio Noise 500 Imagem: Nino Andres/Divulgação

Bruna Monteiro de Barros

Do UOL, em São Paulo

28/04/2012 14h47

O DJ Anderson Noise celebra a veiculação do número 500 do Rádio Noise, seu programa de rádio online semanal, transmitido no seu site oficial -hospedado no UOL- e em 24 estações de 14 países. Em quase dez anos, o mineiro apresentou suas descobertas da música e convidou nomes nacionais e internacionais para mostrarem seus trabalhos.

A Rádio Noise nasceu com "duas semanas de atraso”. O primeiro programa, no qual discotecava em 45 minutos músicas de Underworld, Marco Lenzi, Lunatics, entre outros, estava pronto para ir ao ar em 11 de setembro de 2002, no aniversário de um ano do atentado às Torres Gêmeas, em Nova York. Mas Noise foi convencido pela equipe do UOL a não lançar nesse dia pela dificuldade em comemorar os aniversários que viriam. Decidiu esperar, e a novidade finalmente foi ao ar em 25 de setembro de 2002.

“Era a primeira rádio online do Brasil. E, por seis ou sete anos, a Rádio Noise foi o único programa que apresentava sets de DJs. Hoje tem muita gente que faz isso”, conta. No decorrer dos 500 programas o DJ vê a “evolução total” da música eletrônica e observa que nos primeiros programas o som era bem mais rápido do que hoje. “Já cheguei a pensar em baixar os BPMs dos sets antigos, mas estaria tirando a identidade do momento.”

A comemoração virá em forma de disco. O set que foi ao ar nesta sexta (27) vai virar o CD Rádio Noise 500, que o DJ pretende distribuir de graça em bibliotecas públicas, rádios e festas. Para isso, ele está arrecadando fundos em uma vaquinha online. Quem doar mais de R$ 20 recebe o CD autografado em casa.

Todas as faixas são inéditas e serão lançadas pelo selo Noise Music, outra empreitada de sucesso do DJ, que desde 1999 lança música underground de artistas do Brasil e do resto do mundo. Noise diz que quis fazer algo grande para a data e frisa que pela primeira vez conseguiu juntar em um só projeto seu trabalho como DJ, a rádio e o selo. “A Rádio Noise representa muito. Apesar de eu não ganhar dinheiro, ela me dá uma exposição muito boa e muito prazer.”

 

Para a seleção das faixas, Noise conta que foi atrás de pessoas próximas e principalmente produtores do Noise Music. Recebeu da maioria dos artistas as faixas já selecionadas, o que virou um desafio para mixar. “É diferente dos programas, onde eu mixo as coisas que estou ouvindo nos últimos dias. Para o 500, tive que pegar 17 faixas sem conhecer e misturar. É outro mundo. Não parece com meus sets, mas dá para entender que sou eu que estou ali.”

Dentre as músicas da seleção de 1h16min, há duas produções próprias, a “500”, feita especialmente para a ocasião, e “Mechanic Mind”, faixa de estreia do Sex Shop, projeto em parceria com o DJ e produtor paulistano Re Dupre. Noise, que gosta de passear da house ao tecno em suas apresentações, afirma que no programa há representantes extremos dos dois gêneros. A mais house é “Echos”, do italiano Davide Marchesiello. Já “Troll”, dos ingleses do Kosheen DJs & dubspeeka, é a representante “ultratecno”.

Anderson Noise finca mais um marco na sua longa carreira, que conta com destaques como três aparições na lista top 100 da revista DJ Mag, a produção de um concerto com o maestro João Carlos Martins, um CD ao vivo e uma festa em um hospício. E promete seguir garimpando, com seu ouvido curioso, novidades underground para brindar os ouvintes da Rádio Noise.