Justiça dá a membro do Village People direito de pedir remuneração por 33 músicas
A Justiça de Los Angeles deu ao cantor e compositor Victor Willis, do Village People, o direito de pedir ao menos parte dos direitos autorais de trinta e três músicas da banda. A sentença foi divulgada nesta segunda-feira (7). Dentre as músicas, estão "Y.M.C.A.", "Macho Man" e "In the Navy".
O juiz Barry T. Moskowitz rejeitou a ação judicial de duas editoras de músicas, a Scorpio Music e a Can't Stop Productions, que alegava que Willis não tinha direito de pedir direitos autorais por ter escrito as músicas por ter feito o trabalho como funcionário contratado dessas empresas.
A decisão é o primeiro teste em décadas na área dos direitos autorais nos EUA e pode render milhões de dólares ao cantor. De acordo com declaração de Victor Willis ao site U-T San Diego, esse resultado beneficia todos os compositores. Se essa decisão prevalecer, o compositor pode ganhar 33% dos direitos autorais; antes, ele ganhava entre 12% e 20%.
Willis alega ainda, na Justiça, que as músicas foram compostas por apenas duas pessoas, e não três, como está registrado atualmente. Se isso for comprovado, ele pode ganhar metade do valor dos direitos.
No entanto, o advogado de defesa das editoras, Stewart Levy, disse ao jornal "The New York Times" que o veredito de segunda-feira não define quanto o cantor irá ganhar, e que a briga judicial está apenas começando.
(Com informações da AP)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.