PUBLICIDADE
Topo

Música

Parte do cérebro de Pedro Leonardo ficou sem oxigenação, afirma médico

O cantor Pedro Leonardo canta durante show - Felipe Sampaio Quintanilha / Fotoarena
O cantor Pedro Leonardo canta durante show Imagem: Felipe Sampaio Quintanilha / Fotoarena

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 12h45

Os resultados da ressonância magnética realizada em Pedro Leonardo, na tarde de segunda-feira (7), indicaram que uma parte do cérebro do cantor ficou sem oxigenação. As informações foram repassadas nesta quarta-feira (9) pelo médico Roberto Kalil Filho e sua equipe a jornalistas no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde Pedro está internado na UTI desde o dia 26 de abril.

“A ressonância magnética aponta algumas alterações compatíveis com o trauma que ele sofreu e com a falta de oxigenação cerebral que ele sofreu. A evolução do Pedro é lenta e a recuperação pode levar semanas, meses. Pode haver sequelas, mas não dá para prever quais seriam. O coma é leve e superficial”, disse Kalil.

A cirurgia do fêmur da perna direita e da perna esquerda, que está com todos os ligamentos rompidos, foi adiada porque a equipe preferiu tratar de outras prioridades de Pedro. A partir de hoje, o hospital também não divulgará mais boletins diários, apenas quando houver alguma alteração significativa no quadro clínico.

"Ele está recebendo estímulos (aparelhos de TV e rádio estão ligados no apartamento) e todos os familiares cantam em seu ouvido durante as visitas”, contou Ede Cury, assessora da família de Pedro. O cantor Leonardo visitou o filho na noite de terça-feira (8) e se mostrou esperançoso. "Os médicos me disseram que a evolução do Pedro está dentro do esperado. Só na fé em Deus", ele disse.

Thiago, primo do cantor, disse que Pedro está melhorando a cada dia. "O Pedro teve uma ótima noite e que a cada dia mostra evolução na sua melhora", disse o parceiro do sertanejo na última terça-feira (9), no Twitter.

Na segunda (7), dia do aniversário de um ano de Maria Sophia, filha de Pedro, a mulher do cantor, Thaís, agradeceu ao apoio dos fãs e falou sobre o caso em sua página pessoal do Twitter. "Há exatamente um ano, Deus me deu o dom de gerar uma vida! Nosso maior presente. Hoje foi um dia diferente do que eu podia imaginar, mas Deus mostra os caminhos como têm que ser. De qualquer forma, ele continua me abençoando. E olhar o sorriso é o que me dá forças para acreditar que tudo acabará bem", publicou.
 
Evolução de Pedro
No domingo (6), Pedro passou por uma traqueostomia, um procedimento cirúrgico em que se abre um orifício no pescoço para auxiliar a respiração do paciente. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, a cirurgia foi realizada "com sucesso, sem intercorrências".
 
No dia 29 de abril, o hospital paulistano suspendeu a sedação para que os médicos fizessem uma melhor avaliação do quadro clínico do artista. Segundo Ede Cury, assessora da família, Pedro passou por uma hemodiálise para que seu corpo eliminasse a medicação mais rapidamente. Em boletim divulgado pelo hospital Sírio-Libanês, os médicos já haviam informado que Pedro estava respondendo a estímulos provocados pela equipe médica, além de apresentar sinais de preservação dos reflexos.
 
No dia 30 de abril, Pedro abriu os olhos três vezes involuntariamente durante a madrugada de segunda para terça-feira (1° maio), além de ter urinado naturalmente.
 
O acidente

Pedro sofreu um acidente de carro por volta das 6h55 no dia 20 de abril na rodovia MGC-452, no município de Tupaciguara (MG), próximo à divisa de Minas Gerais com Goiás. O jovem estava sozinho no carro e havia saído de um show com o primo, Thiago, na cidade de Uberlândia.

De acordo com o médico Ernani de Oliveira Rodrigues, do Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em Itumbiara (GO), Pedro chegou ao local sedado, por volta das 8h40. Ele passou por uma tomografia e, depois, por uma cirurgia na região do baço, devido às feridas na região do abdômen.

Em 2009, o cantor participou do reality show "A Fazenda", da Record, e foi eliminado na última semana do programa. Pedro é pai de Maria Sophia, nascida em maio do ano passado, fruto do relacionamento com Thais Gebelein. A menina é a primeira neta do cantor Leonardo.

Música