Topo

Franz Ferdinand garante músicas inéditas em show gratuito em São Paulo; leia entrevista

Apresentação da banda escocesa Franz Ferdinand, em São Paulo em 2009 Imagem: Leonardo Wen/Folha Imagem

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

25/05/2012 20h05

Depois de tocar em uma festa fechada em 2009, e fazer uma apresentação animada e cheia de hits no Via Funchal, em 2010, o quarteto escocês Franz Ferdinand volta a São Paulo para um show gratuito. A banda, que vem com material inédito de seu próximo álbum de estúdio, é a principal atração do Festival Cultura Inglesa, que ocupa neste domingo (27) o Parque da Independência, no Ipiranga, e deve receber 20 mil pessoas. 

Em mensagem pelo Twitter, o vocalista Alex Kapranos respondeu a um fã brasileiro que lhe perguntou sobre o setlist do show: "eu só escrevo 20 minutos antes de subir ao palco". Mas, em entrevista ao UOL, o baterista Paul Thomson antecipou que a banda pretende mesmo testar suas músicas novas por aqui.

"Elas são realmente boas. É interessante e divertido para nós ver como o público reage a novos materiais. Se estão acompanhando até o refrão chegar, nos sentimos vencedores”, diz.

Clique para acessar conteúdo externo

No último álbum, as pessoas pareciam meio pra baixo com os novos sons que tocávamos

Clique para acessar conteúdo externo

Paul Thomson

"Trees And Animals", "Fresh Strawberries", "Brief Encounters" e "Right Thoughts" foram as quatro novas faixas tocadas pela primeira vez durante um show na Irlanda, no último dia 19. O show foi o penúltimo antes de o grupo embarcar para a apresentação paulistana.

Quanto às gravações do sucessor de "Tonight", Thomson faz suspense e não dá previsões para o novo álbum. Só vai ser lançado “quando estiver pronto, nenhum dia antes”, disse.  Ele também se nega a dar pistas sobre como esse novo trabalho vai soar. “O processo de descoberta é parte da diversão de fazê-lo. Nós nunca pré-concebemos um trabalho. Nunca sabemos como um álbum vai soar até lançá-lo”, explica. “É melhor não dizer e deixar vago até sair, então é de vocês. De nós para vocês.”

Para Thomson, esse “termômetro” funcionou de forma diferente no álbum “Tonight”, lançado em 2009. Mesmo com hits como "No You Girls" e "Ulysses" no disco, ele acha que a resposta do público foi fraca. “As pessoas pareciam meio pra baixo com os novos sons que tocávamos”, diz. "Tendo em vista a reação do público com as músicas novas que tocamos até agora, podemos dizer que o saldo é positivo."

Também durante o show irlandês, a banda tocou um trecho de “I Feel Love”, para homenagear a cantora Donna Summer, morta em maio. “Ela foi vitalmente importante para nós. 'I Feel love', 'Love To Your Baby' e 'Our Love' são momentos de referência para a música eletrônica. Inspirou incontáveis álbuns, não menos que ‘Blue Monday’ [do New Order]”, diz.


Festival Cultura Inglesa
Quem:
Freech (11h), King Crab (11h15), Broth3rhood (11h45), Sociopatas (12h15), Banda UÓ (13h15), Garotas Suecas (14h15), We Have Band (15h30), The Horrors (17h), Franz Ferdinand (18h30)
Quando: 27 de maio, domingo, às 11h; abertura dos portões programada para as 10h
Onde: Parque da Independência: Av. Nazareth, s/n – Ipiranga. A entrada para o público deve ser pela Rua dos Patriotas
Quanto: gratuito
Classificação etária: Livre. Menores de 14 anos deverão ser acompanhados dos pais ou responsáveis. Maiores de 14 anos poderão entrar no parque desacompanhados. Será obrigatória a apresentação de documento de identidade original.
Observação: Não haverá retirada de ingressos no Parque da Independência. A entrada do público se dará por ordem de chegada até o número máximo de 20.000 pessoas, limite determinado pela Secretaria de Segurança Pública

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Franz Ferdinand garante músicas inéditas em show gratuito em São Paulo; leia entrevista - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade