Topo

Franz Ferdinand garante músicas inéditas em show gratuito em São Paulo; leia entrevista

Apresentação da banda escocesa Franz Ferdinand, em São Paulo em 2009 - Leonardo Wen/Folha Imagem
Apresentação da banda escocesa Franz Ferdinand, em São Paulo em 2009 Imagem: Leonardo Wen/Folha Imagem

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

25/05/2012 20h05

Depois de tocar em uma festa fechada em 2009, e fazer uma apresentação animada e cheia de hits no Via Funchal, em 2010, o quarteto escocês Franz Ferdinand volta a São Paulo para um show gratuito. A banda, que vem com material inédito de seu próximo álbum de estúdio, é a principal atração do Festival Cultura Inglesa, que ocupa neste domingo (27) o Parque da Independência, no Ipiranga, e deve receber 20 mil pessoas. 

Em mensagem pelo Twitter, o vocalista Alex Kapranos respondeu a um fã brasileiro que lhe perguntou sobre o setlist do show: "eu só escrevo 20 minutos antes de subir ao palco". Mas, em entrevista ao UOL, o baterista Paul Thomson antecipou que a banda pretende mesmo testar suas músicas novas por aqui.

"Elas são realmente boas. É interessante e divertido para nós ver como o público reage a novos materiais. Se estão acompanhando até o refrão chegar, nos sentimos vencedores”, diz.

No último álbum, as pessoas pareciam meio pra baixo com os novos sons que tocávamos

Paul Thomson

"Trees And Animals", "Fresh Strawberries", "Brief Encounters" e "Right Thoughts" foram as quatro novas faixas tocadas pela primeira vez durante um show na Irlanda, no último dia 19. O show foi o penúltimo antes de o grupo embarcar para a apresentação paulistana.

Quanto às gravações do sucessor de "Tonight", Thomson faz suspense e não dá previsões para o novo álbum. Só vai ser lançado “quando estiver pronto, nenhum dia antes”, disse.  Ele também se nega a dar pistas sobre como esse novo trabalho vai soar. “O processo de descoberta é parte da diversão de fazê-lo. Nós nunca pré-concebemos um trabalho. Nunca sabemos como um álbum vai soar até lançá-lo”, explica. “É melhor não dizer e deixar vago até sair, então é de vocês. De nós para vocês.”

Para Thomson, esse “termômetro” funcionou de forma diferente no álbum “Tonight”, lançado em 2009. Mesmo com hits como "No You Girls" e "Ulysses" no disco, ele acha que a resposta do público foi fraca. “As pessoas pareciam meio pra baixo com os novos sons que tocávamos”, diz. "Tendo em vista a reação do público com as músicas novas que tocamos até agora, podemos dizer que o saldo é positivo."

Também durante o show irlandês, a banda tocou um trecho de “I Feel Love”, para homenagear a cantora Donna Summer, morta em maio. “Ela foi vitalmente importante para nós. 'I Feel love', 'Love To Your Baby' e 'Our Love' são momentos de referência para a música eletrônica. Inspirou incontáveis álbuns, não menos que ‘Blue Monday’ [do New Order]”, diz.


Festival Cultura Inglesa
Quem:
Freech (11h), King Crab (11h15), Broth3rhood (11h45), Sociopatas (12h15), Banda UÓ (13h15), Garotas Suecas (14h15), We Have Band (15h30), The Horrors (17h), Franz Ferdinand (18h30)
Quando: 27 de maio, domingo, às 11h; abertura dos portões programada para as 10h
Onde: Parque da Independência: Av. Nazareth, s/n – Ipiranga. A entrada para o público deve ser pela Rua dos Patriotas
Quanto: gratuito
Classificação etária: Livre. Menores de 14 anos deverão ser acompanhados dos pais ou responsáveis. Maiores de 14 anos poderão entrar no parque desacompanhados. Será obrigatória a apresentação de documento de identidade original.
Observação: Não haverá retirada de ingressos no Parque da Independência. A entrada do público se dará por ordem de chegada até o número máximo de 20.000 pessoas, limite determinado pela Secretaria de Segurança Pública