Música

Sob olhares de celebridades e com projeções, Marisa Monte inicia nova turnê em São Paulo

Taiz Dering/Divulgação
Marisa Monte na estreia da turnê "Verdade Uma Ilusão", em São Paulo (21/6/12) Imagem: Taiz Dering/Divulgação

Mário Barra

Do UOL, em São Paulo

21/06/2012 22h00

Aos gritos de "linda" e "maravilhosa" disparados por 1,8 mil fãs e famosos hipnotizados, a cantora Marisa Monte iniciou nesta quinta-feira (21) uma temporada de quatro semanas de shows repletos de projeções artísticas no HSBC Brasil, em São Paulo.

A primeira apresentação da turnê "Verdade Uma Ilusão" -- a sétima da carreira da artista de 44 anos -- em terras paulistanas começou às 22h28, com a voz marcante de Marisa em "Blanco", faixa do álbum "Barulhinho Bom", de 1996, seguida pela canção "O Que Você Quer de Verdade", título do mais recente álbum da cantora, lançado em 2011.

Logo de cara, Marisa interagiu com o público, a quem agradeceu diversas vezes pela presença e chamou de "amigo". Sempre simpática, a cantora disse "obrigada" e sorriu com os elogios gritados esporadicamente nos intervalos das músicas, chegando a suspeitar das loas vindas da plateia. "Aqui só tem amigo, é público suspeito", brincou. "Tô me sentindo muito em São Paulo, tá até garoando", disse a cantora, entre uma das músicas.

  • Marisa aposta em show repleto de intervenções plásticas para hipnotizar o público em São Paulo

Durante a música "Descalço no Parque", escrita por Jorge Ben Jor, uma tela transparente que separa o palco da plateia foi erguida, revelando melhor as cores do espetáculo que combina música com as obras de artistas contemporâneos brasileiros, todos citados pela cantora ao término da apresentação.

Frutos de parcerias antigas com Arnaldo Antures e Carlinhos Brown como "Arrepio", "Depois" e "Amar Alguém" se misturaram a trabalhos mais recentes da cantora como "Ilusión", composta com a artista Julieta Venegas.

Aos poucos, efeitos visuais como silhuetas dançantes controladas pela própria cantora, trechos de filmes e uma profusão de cores começaram a completar o ambiente calmo e embalador criado por faixas como "Diariamente" e "Infinito Particular".

Ainda hipnotizada, a audiência foi tomada de vez pelas projeções durante a música "ECT", que conta com imagens da obra "Manuscritos", de Mara Bernardes. O efeito foi visto com clareza para as pessoas que ocupam os camarotes da casa. As imagens invadiram o universo do espectador novamente mais tarde, durante a música "Gentileza", com palavras do "Glossário Para Viver Nas Cidades", de Marilá Dardot.

O misto de espanto inicial com berros de quem não consegue se conter ao ver a graciosidade da cantora deram lugar à tradicional batida de palmas durante as músicas "O Que Se Quer" e "Tema de Amor". Marisa também não deu a lugar à timidez e até arriscou uma dança sinuosa em "Sono Come Tu Mi Vuoi", versão da artista para a música da diva italiana Mina Mazzini.

O set foi completado ainda por sucessos mais antigos como "Beija Eu" e "Não Vá Embora", esta última fechando a apresentação antes do bis.

Mas a reação mais exaltada dos fãs aconteceu logo após a saída de Marisa Monte do palco, que retorna poucos segundos depois, sozinha, para cantar o hit "Amor I Love You", no que foi acompanhada pelo coro do público do começo ao fim.

A participação da plateia seguiria com a música "Velha Infância". Com o público de pé desde o início do bis, o show se encerrou com "Hoje Eu Não Saio, Não", mais uma faixa do último álbum de Marisa.

Homenagens e agradecimentos
Famosos como Marina Person, Marília Gabriela, Marcelo Rubens Paiva, Zeca Camargo e José Simão também testemunharam a homenagem prestada pela cantora a Cássia Eller, que foi lembrada em "ECT".

  • Marisa Monte mistura música com projeções em nova turnê

Marisa ainda não se esqueceu de agradecer aos músicos do "power trio" da banda Nação Zumbi, composto pelo baterista Pupillo, o guitarrista Lúcio Maia e pelo baixista Dengue. Os três participaram das gravações do álbum "O Que Você Quer Saber de Verdade" e se misturaram no show ao quarteto de cordas que participou da última turnê de Marisa, a "Universo Particular Tour". Outro remanescente que também foi carinhosamente apresentado por Marisa é o músico Dadi Carvalho, ex-integrante dos Novos Baianos.

A turnê "Verdade Uma Ilusão" começou no dia 1 de junho, com shows em Curitiba e em Porto Alegre. Depois da passagem paulistana, o espetáculo será mostrado em terras cariocas, no espaço Vivo Rio. Para o restante da temporada em São Paulo, os ingressos para os setores Vip e Cadeira Alta estão esgotados, segundo a assessoria da casa de shows.

Confira o repertório da cantora em São Paulo nesta quinta-feira:

1."Blanco"
2. "O Que Você Quer Saber de Verdade"
3. "Descalço no Parque"
4. "Arrepio"
5. "Ilusión"
6. "Depois"
7. "Amar Alguém"
8. "Diariamente"
9. "Infinito Particular"
10. "ECT"
11. "De Mais Ninguém"
12. "Beija Eu"
13. "Eu Sei"
14. "Sono Come Tu Mi Vuoi"
15. "Ainda Bem"
16. "Verdade Uma Ilusão"
17. "A Sua"
18. "O Que Se Quer"
19. "Gentileza"
20. "Tema de Amor"
21. "Não Vá Embora"

Bis:
22. "Amor I Love You"
23. "Velha Infância"
24. "Hoje Eu Não Saio, Não"


VERDADE UMA ILUSÃO
Quando:
de 21 de junho a 15 de julho; quintas, às 21h30; sextas e sábados, às 22h; domingos, às 20h
Onde: HSBC Brasil - Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antonio
Quanto: de R$ 240 a R$ 320
Classificação etária: 14 anos (menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

TV e Famosos
do UOL
do UOL
Da Redação
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
TV e Famosos
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
Erratas
do UOL
Blog do Matias
EFE
EFE
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
Topo