Topo

Of Montreal volta a São Paulo com show em clube fechado e encenação colorida

Of Montreal faz show em São Paulo (26/6/12) - Marcus Vinicius Brasil/UOL
Of Montreal faz show em São Paulo (26/6/12) Imagem: Marcus Vinicius Brasil/UOL

Marcus Vinicius Brasil

Do UOL, em São Paulo

27/06/2012 07h35

Kevin Barnes cantou e se contorceu durante uma hora sobre o palco amadeirado do Cine Joia, casa de shows com capacidade para 1,5 mil pessoas construída na Praça Carlos Gomes, Centro de São Paulo, na última hora desta terça-feira (26). O vocalista americano, líder da colorida banda de rock Of Montreal, fez seu segundo show na capital paulista para um clube cheio e barulhento, acompanhado por outros cinco músicos.

Em 2010, ano do lançamento de "False Priest", eles visitaram a cidade como uma das atrações do Festival Planeta Terra. Produziram depois "Paralytic Stalks" (2012), seu 11º álbum de estúdio, um quebra-cabeças repartido entre o rock psicodélico, baladas pop e música eletrônica, inteiramente ignorado no repertório desta apresentação em São Paulo.

Barnes subiu ao palco sete minutos depois das 23h, hora marcada para o começo do show. Magricela, vestindo camisa e calça vermelhas como tomate, abriu com "Suffer for Fashion", de "Hissing Fauna, Are You Destroyer?" (2007). Cantou seu refrão  enquanto mantinha o cabelo longo, que escorria sobre um único lado do rosto, afastado dos olhos.

A figura do cantor resume o visual andrógino e a sonoridade surrealista da banda. Entre uma música e outra, invadiam a cena dois dançarinos fantasiados, que se trocavam a cada par de faixa tocada. Vinham com máscaras de águia e calopsita, Homem-Aranha e Wolverine, decorados com enormes seios infláveis.

Econômico nas palavras de agradecimento dirigidas ao público, Barnes exagerou nos saltos e nos gestos dramáticos. Tirou a camisa e, antes do fim da apresentação, cantou faixas como "Coquet Coquette" (de "False Priest") e "Forecast Fascist Future" ("The Sunlandic Twins", de 2005).

Pouco antes da meia-noite, depois de a banda sair do palco brevemente, o Of Montreal ainda voltou para tocar duas músicas, "Heimdalsgate Like a Promethean Curse" e "A Sentence of Sorts in Kongsvinger", ambas de "Hissing Fauna".

Após o término do show, os músicos podiam ser vistos na calçada em frente ao Cine Joia, bebendo cerveja em lata e tirando fotos com fãs. Eles seguem para o Rio de Janeiro, onde tocam na quinta-feira (28).