Pete Doherty vai pagar dez mil libras esterlinas por roubar letras para música do Babyshambles
Pete Doherty, ex-vocalista do Libertines, deverá pagar dez mil libras esterlinas por conta de letras roubadas do escritor Nick Toczek, usadas em uma das músicas do Babyshambles, atual banda do músico. As informações são do site da revista britânica "NME".
A acusação de plágio surgiu após Nick identificar parte do poema "Stiff With a Quiff" -- escrito por ele em 1983 e depois inserido em uma música de sua banda The Burials -- no refrão de "Baddie's Boogie", faixa do segundo álbum do Babyshambles. O trecho em questão é (em inglês): "It’s a lousy life for the washed up wife of a permanently plastered, pissed up bastard".
Kate Moss, top model que já teve um relacionamento com Doherty, chegou a figurar como uma das compositoras da música no encarte do disco "Shotters Nation". Mas quando a mesma música foi incluída no DVD ao vivo "Oh What a Lovely Tour", o crédito da modelo desaparece e o nome de Toczek aparece no lugar.
A disputa judicial se arrastou durante cinco anos. Para encerrar o assunto, um acordo entre os advogados de Toczek e os representantes de Doherty estabeleceu o pagamento de dez mil libras esterlinas -- aproximadamente R$ 31,6 mil. O acordo também confere a autoria de 50% da canção ao poeta.
Ao falar sobre a polêmica, Toczek disse que toda a confusão seria dispensável caso Doherty tivesse o procurado. "Se Pete me ligasse e perguntasse sobre as músicas, eu teria dito que ele as poderia usar, bastaria me dar o crédito", disse.
Este é o desfecho de mais uma confusão de Doherty. Antes do anúncio sobre o acordo, o cantor fora expulso de uma clínica de reabilitação tailandesa no dia 17 de julho, após pacientes reclamaram da "má influência" do músico no local.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.