Topo

Em testamento, fundador do Beastie Boys proíbe uso de músicas em propaganda

O rapper Adam Yauch, o MCA dos Beastie Boys, posa em quadra de basquete, em Nova York (19/06/2008) - AP Photo/Mary Altaffer
O rapper Adam Yauch, o MCA dos Beastie Boys, posa em quadra de basquete, em Nova York (19/06/2008) Imagem: AP Photo/Mary Altaffer

Do UOL, no Rio

09/08/2012 19h05

O músico Adam Yauch, um dos fundadores do trio de hip-hop Beastie Boys, proibiu que sua música e propriedade artística seja usada em propagandas por meio de uma cláusula incluída em seu testamento.

Morto em maio de 2012 após longa batalha contra câncer, o artista deixou a sua vontade expressa no texto, de acordo com informações da revista "Rolling Stone".

O trecho que impede o uso das músicas compostas por Yauch foi escrito a mão. "Em nenhum caso minha imagem, nome, música ou qualquer propriedade artística criada por mim poderá ser usada para fins publicitários", ressaltou Adam.

A mulher do artista, Dechen, e sua filha, Tenzin Losel, foram as herdeiras dos US$ 6,4 milhões deixados por ele.

Yauch -- conhecido como MCA no meio artístico -- era um músico ligado a questões políticas.  O rapper se envolveu em campanhas humanitárias como o movimento de apoio ao Tibete na década de 1990.