Topo

Evento que marca os 35 anos da morte de Elvis Presley emociona fãs nos EUA

Fãs de Elvis Presley fazem vigília em Memphis, no Tennesse para lembrar o aniversário de 35 anos da morte do cantor (16/8/12) - Mark Humphrey/AP
Fãs de Elvis Presley fazem vigília em Memphis, no Tennesse para lembrar o aniversário de 35 anos da morte do cantor (16/8/12) Imagem: Mark Humphrey/AP

Felipe Carettoni

Do UOL, em Memphis (EUA)

16/08/2012 10h30

A cidade de Memphis tornou-se palco de uma das maiores homenagens à lenda do rock Elvis Presley. Milhares de fãs de todo o mundo se reuniram nesta quarta-feira (16) em frente à mansão Graceland para dar início à tradicional vigília noturna, com participação de Lisa Marie Presley e Priscila Presley, respectivamente filha e viúva do cantor.

Por volta das 18h, era quase impossível andar pela famosa avenida Elvis Boulevard sem escutar gritos animados dos fãs. Muito mais agitado do que de costume, o evento foi especial por representar o 35º aniversário da morte de Elvis, e o enorme movimento foi prova clara dessa importante data. Espera-se que até o final da Semana do Elvis (Elvis Week em inglês), mais de 75 mil pessoas tenham participado das celebrações.

Lisa Marie Presley e Priscila Presley iniciaram a noite com um breve discurso de abertura, agradecendo a presença de todos em um tom bastante emocionado. Depois de recitarem poemas, ambas deram início ao longo evento que se estendeu pela madrugada.

A vigília noturna, como em todos os anos, ocorre algumas horas antes do dia 16, data de falecimento do cantor, e acaba se tornando um evento religioso logo quando os portões de Graceland se abrem, às 20 horas. Equipados com velas, os fãs entram pelos campos da mansão até o Jardim da Meditação, local onde o corpo de Elvis está enterrado. A euforia logo se transforma em choro e é difícil deixar de notar o profundo sentimento de tristeza que se instala no ar.

"Fica difícil esconder a emoção aqui no Jardim da Meditação. Elvis foi um ícone para todas essas pessoas", desabafou Walteir Domingos, brasileiro fundador do Gang'Elvis Fan Club, um dos mais importantes fã-clubes brasileiros que atualmente conta com mais de 1700 membros.

Se algo pode ser dito sobre as celebrações da Elvis Week é que o cantor de fato não morreu, ao menos não para as dezenas de milhares de fãs que ali se reuniram. Músicas famosas, como "Jailhouse Rock", "It's Now or Never" e "Don't Be Cruel" podiam ser ouvidas de praticamente qualquer local do evento. Aliado a isso, os diversos imitadores de Elvis Presley reforçaram a nostalgia do local.

Elvis Experience
Além dos vários norte-americanos, a vigília noturna parecia tomada por brasileiros, muitos deles veteranos do Elvis Week. A comunidade de fãs no Brasil é tão grande que a EPE (Elvis Presley Enterprises), em conjunto com a 2Share, irão realizar o Elvis Experience, evento que reunirá a maior exposição de objetos e registros históricos sobre a vida do cantor. A mostra já está sendo preparada em São Paulo, no estacionamento do Shopping Eldorado, e será realizada entre os dias 5 de setembro e 5 de novembro. É a primeira vez que uma atração desse tipo será exibida fora dos Estados Unidos.

A exposição funcionará durante os três meses e contará com mais de 500 documentos, fotos e raros objetos que até então nunca deixaram a mansão Graceland, em Memphis.

Com ingressos praticamente esgotados, os shows da turnê ocorrerão nos dias 6 de outubro, em Brasília; 8, 9 e 10, em São Paulo; e, finalmente, 11 de outubro, no Rio.