Topo

Acervo de gravadora histórica da MPB ganha reedição em CD

O cantor Billy Blanco, cujo disco em parceria com o maestro Radamés Gnatalli está sendo relançado pela Kuarup - Alexandre Campbell/Folhapress
O cantor Billy Blanco, cujo disco em parceria com o maestro Radamés Gnatalli está sendo relançado pela Kuarup Imagem: Alexandre Campbell/Folhapress

Do UOL, de São Paulo

30/08/2012 20h01

O catálogo da extinta gravadora Kuarup está sendo relançado pela Sony Music brasileira. Após uma primeira leva de títulos no final do ano passado, mais oito obras do seu histórico acervo estão sendo relançadas, juntamente com dois discos inéditos de novos artistas que recuperam a proposta original do selo.

A Kuarup foi criada em 1977 no Rio de Janeiro, e seu catálogo engloba diversas vertentes tradicionais da música brasileira. Além de trabalhos importantes de música instrumental, samba, choro e música nordestina, caipira e sertaneja, a gravadora conta com a maior acervo de obras de Heitor Villa-Lobos no país .

Os relançamentos incluem os discos “Cantoria 1” e “Cantoria 2”, de Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai; “Pena Branca Canta  Xavantinho” e “Semente Caipira”, de Pena Branca; “Doutores em Samba”, de Billy Blanco e Radamés Gnatalli; “O Novo Amanhecer”, de Renato Teixeira e Zé Geraldo; “Obra Completa Para Violão Solo”, de Sérgio e Odair Hassad baseado em repertório de Villa-Lobos; e a coletânea “Retratos”, baseada no repertório de Radamés Gnatalli.  

Os novos títulos incluem o disco homônimo de Alice Caymmi, filha de Danilo e neta de Dorival Caymmi, que além de regravar uma canção do avô e outra da islandesa Bjork, conta também com um repertório de canções próprias. O outro lançamento é “Menino da Silva”, de Lenine Guarani, filho do cantor Taiguara, que também mistura canções próprias com clássicos da MPB.