Topo

Em show, Maria Gadú cria clima de churrascaria ao cantar de Adoniran Barbosa a Backstreet Boys

Maria Gadú se apresenta no show "Doncovim", expressão mineira que significa "de onde eu vim" (30/8/12) - Philippe Lima/AgNews
Maria Gadú se apresenta no show "Doncovim", expressão mineira que significa "de onde eu vim" (30/8/12) Imagem: Philippe Lima/AgNews

Renato Damião

Do UOL, no Rio

31/08/2012 02h06

Vestindo gorro e calça jeans, Maria Gadú subiu ao palco da casa de shows Miranda, localizada na zona sul do Rio, às 22h15, cantando "Meu Caro Barão", da trilha do musical "Os Saltimbancos". Nesta quinta (30), a cantora apresentou pela primeira o show "Doncovim", expressão mineira que quer dizer "de onde eu vim".

O espetáculo é um passeio pelas influência musicais da cantora de apenas 25 anos, por isso não foi surpresa a escolha feita por Gadú para abrir o show. "Escolhi seguir uma cronologia do que ouvi e cantei desde pequena, sem pudor ou preconceitos", avisou ela para na sequência cantar "No Fundo do Meu Coração", de Sandy & Jr, e "All I Have To Give", sucesso da boy band "Backstreet Boys".

Acompanhada dos músicos  Maycon Ananias (teclados), Cesinha (bateria), Gastão Villeroy (baixo), Fernando Caneca (guitarra) e Doga (percussão), as canções ganharam releituras ora em tom jazzístico, ora apoiada basicamente no violão e guitarra que Gadú revezou durante toda a uma hora e quinze minutos de apresentação.

Se nas três primeiras músicas a artista evocou ecos de sua infância, nas que vieram em seguida Gadú mostrou o início de seu amadurecimento. "O Último Pôr do Sol", de Lenine, "Refazenda", de Gilberto Gil, e "Maraçá", de Marisa Monte, são exemplos dessa "nova Gadú. "Sempre fui apaixonada pela Marisa [Monte], queria tatuar a Marisa", brincou ela.

Paulista, a cantora não deixou de lado Adoniran Barbosa, um dos nomes mais importantes do samba feito em São Paulo. "Iracema", a "que foi embora", foi a escolha de Gadú.

Na sequência, veio "Ouça", sucesso na voz de Maysa --- foi na minissérie sobre a cantora, exibida pela Globo, que Gadú foi revelada pelo diretor Jayme Monjardim – e baladas como "By Your Side", de Sade, e "Andança", eternizada por Beth Carvalho. Estas últimas ajudaram a compor o clima de um típico show nos moldes dos realizados em churrascarias, com repertório livre e público animado.

Casais bebericavam e trocavam carícias, alguns chegaram a se levantar para dançar nas laterais da casa de shows. "É um prazer muito grande tocar essas canções que sempre fizeram parte do meu universo", corroborava Gadú que aos seis anos teve "o privilégio" de assistir a uma apresentação da dupla Pena Branca e Xavantinho, por isso a escolha de "O Cio da Terra", que também foi gravada por eles, no diversificado set list.

"Eu tinha seis anos e aquilo [o show de Pena Branca & Xavantinho] mudou a minha vida", contou Gadú que ainda cantou "Lanterna dos Afogados", de Herbert Vianna, e "Filosofia", de Noel Rosa, que foi completada com o hit de Amy Winehouse "You Know That I'm No Good".

Para o bis, Gadú reservou "I Want It That Way", mais uma dos Backstreet Boy, com direito a coro da plateia. "Índios", da banda Legião Urbana deu o tom rock'n roll da noite que foi fechada com "Eclipse Oculto", hit da fase oitentista de Caetano Veloso, com quem a cantora dividiu palco em 2010.

Famosos como Helena Ranaldi, Roberto Bontempo e Eduardo Galvão estiveram presentes na estreia de "Doncovim". Emanuele Araújo, amiga de Gadú, disse que acompanha a cantora desde seus shows em bares. "Sou fã da Gadú, do som dela e principalmente das interpretações que ela faz, ela se apropria das canções", opinou. Para Toni Garrido, a jovem cantora representa "a renovação da música brasileira".

Confira as músicas que Maria Gadú cantou no show desta quinta (30)

1 – “Meu Caro Barão” – Os Saltimbancos
2- “No Fundo do Coração” – Sandy & Jr
3 – “All I Have To Give” – Backstreet Boys
4 – “O Último Pôr-do-Sol” – Lenine
5 – “Refazenda” – Gilberto Gil
6 – “Maraçá” – Marisa Monte
7 – “Iracema” – Adoniran Barbosa
8 – “Ouça” – Maysa
9 – “By Your Side” – Sade
10 – “Andança” – Beth Carvalho
11 – “O Cio da Terra” – Pena Branca & Xavantinho
12 – “Lanterna dos Afogados” – Herbert Vianna
13 – “Filosofia” – Noel Rosa / “You Know That I’m No Good” – Amy Winehouse

Bis
“I Want It That Way” – Backstreet Boys
“Índios” – Legião Urbana
“Eclipse Oculto” – Caetano Veloso

Show: Maria Gadú
Quando:
30, 31 de agosto e 1 de setembro (quinta, sexta e sábado) às 21h30
Onde: Miranda - Avenida Borges de Medeiros, 1424 – Piso 2 - Lagoa – Rio de Janeiro
Quanto: De R$ 80 a R$ 180