Topo

R.E.M. pede para "FOX" não usar música "Losing My Religion" sem autorização

Michael Stipe (centro), Peter Buck (esquerda) y Mike Mills (direita), integrantes da banda norte-americana R.E.M, encerrada em 21 de setembro - J.M Aragon/Efe
Michael Stipe (centro), Peter Buck (esquerda) y Mike Mills (direita), integrantes da banda norte-americana R.E.M, encerrada em 21 de setembro Imagem: J.M Aragon/Efe

07/09/2012 17h25

 A banda americana R.E.M. pediu à rede "Fox" para deixar de fazer uso de um de seus principais clássicos sem autorização, depois que o canal passou a usar a faixa "Losing My Religion" durante sua cobertura da Convenção Democrata.

"A canção do R.E.M 'Losing My Religion' foi usada pela 'Fox News' na noite da última quarta-feira. O REM, através de sua gravadora, Warner-Tamerlane Music, pediu para o canal não usar a canção sem licença e sem autorização da banda", explica a banda em um comunicado publicado em seu site oficial.

Já Michael Stipe, vocalista e líder do grupo, foi mais enfático ao manifestar sua rejeição: "Temos pouco ou nenhum respeito com seu estilo na hora de informar. Nossa música não pertence a esse lugar".

O grupo, que anunciou sua separação em setembro do último ano, aparece como uma das bandas mais conhecidas dentro da história do rock após mais de 30 anos carreira.

A queixa do REM não é a primeira e nem a única deste estilo registrada durante as últimas semanas da campanha eleitoral americana.

Bandas como The Silversun Pickups e Twisted Sister também criticaram a campanha republicana por fazer uso ilegal de suas canções em anúncios e comícios, algo que já ocorreu em 2008, quando o Foo Fighters, Van Halen e Bon Jovi também se mostraram contra essa tática. Na ocasião, as músicas foram usadas pelo então candidato John McCain.