Topo

Perto de abrir shows de Lady Gaga no Brasil, músico do The Darkness elogia hiato da banda

Frankie Poullain, Justin Hawkins, Dan Hawkins e Ed Graham, integrantes do grupo The Darkness - AP
Frankie Poullain, Justin Hawkins, Dan Hawkins e Ed Graham, integrantes do grupo The Darkness Imagem: AP

Mário Barra

Do UOL, em São Paulo

03/10/2012 10h00

Quem assiste a um dos videoclipes da banda The Darkness ou talvez um show do grupo inglês no YouTube dificilmente imagina um ambiente que não envolva diversão. Convocado para abrir os shows de Lady Gaga no Brasil, o quarteto foi responsável por reavivar o lado performático dos shows de rock no ínicio dos anos 2000, talvez mais por conta da presença do vocalista Justin Hawkins.

Mas o irmão do frontman, o guitarrista Dan Hawkins, revela que o ambiente do grupo não andou muito bem nos últimos anos. “Nós precisávamos dar um tempo um dos outros”, afirmou o integrante em entrevista ao UOL, que não se arrepende de cinco anos de hiato. “Achei ótimo que ficamos um pouco fora do radar".

Para Hawkins, apesar do gosto por glamour e performance de ambos, as diferenças entre o som de Lady Gaga e do The Darkness poderia tornar a parceria muito improvável. “Mas acho que vai ser uma ótima experiência, algo que a gente nunca fez”, diz o músico, que também vê com bons olhos a estreia em terras da América do Sul. “A gente espera muito coisa daí do Brasil. O Sepultura é daí, não é?”, pergunta Hawkins, após confessar não conhecer muito sobre o cenário musical daqui.

Com forte influência de ícones do rock como Kiss, AC/DC e Queen, o The Darkness passou por um hiato desde a internação do vocalista em uma clínica de reabilitação em 2006, para tratar do vício em álcool e cocaína. Os membros restantes resolveram formar outra banda, mas cinco anos mais tarde o grupo resolve voltar à ativa, novamente com o “rostinho” da banda à frente do microfone.

“Foi possível focar no álbum dessa vez, todo mundo estava bem”, disse Hawkins, em alusão ao disco “Hot Cakes” (escute o álbum inteiro aqui), lançado em agosto de 2012. Terceiro álbum de estúdio do grupo, o trabalho é repleto de faixas sobre mulheres ou com nomes sugestivos como “Every Inch of You” – cada centímetro de você, para adaptar a frase ao português com a medida mais comum no Brasil para descrever atributos sexuais.

Mas para a apresentação no Brasil, os fãs podem escutar algo bem distinto do repertório de hard rock da banda. É a cover de “Street Spirit”, dos ingleses do Radiohead, tocada em versão bem mais acelerada do que a original. A música também integra o repertório de “Hot Cakes”.

“A gente já toca essa canção há algum tempo”, diz o guitarrista, lembrando que a faixa já era comum nos shows da banda desde 2003. “Apesar de gente ser ligado a esse lado 'glam', nossas preferências são bem amplas.”

A passagem do The Darkness por terras brasileiras acontece nos dias 9 de novembro, no Rio de Janeiro, e no dia 11 do mesmo mês em São Paulo, além de um show extra confirmado há uma semana em Porto Alegre, a ser realizado no dia 13 de novembro.

Na capital fluminense, a apresentação de abertura para o show de Lady Gaga acontece no Parque dos Atletas. Dois dias depois será a vez do Estádio do Morumbi receber a banda inglesa ao lado da artista norte-americana. Os gaúchos poderão ver o mesmo espetáculo no estacionamento da FIERGS (confira informações sobre ingressos no Guia UOL).