Eddie Van Halen é eleito o maior guitarrista de todos os tempos por revista

A revista Guitar World elegeu Eddie Van Halen como o maior guitarrista de todos os tempos. O músico, que formou a banda Van Halen em 1972, ficou em primeiro lugar em um concurso votado pelos leitores da publicação, batendo nomes como Brian May, Jimi Hendrix e Jimmy Page. As informações são do site NME.
O guitarrista do Queen, Brian May, ficou em segundo lugar na lista dos "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos". Alex Lifeson do Rush ficou em terceiro e Jimi Hendrix em quarto lugar.
Os nomes que apareceram no top 10 incluem Jimmy Page do Led Zeppelin, Tony Iommi do Black Sabbath e Steve Vai. Entre outros músicos que aparecerem na lista estão Keith Richards do Rolling Stones no 40º lugar, Eric Clapton no vigésimo oitavo e George Harrison dos Beatles em 25º. Você pode ler a lista completa aqui.
Em agosto deste ano, Eddie Van Halen passou por uma cirurgia de emergência para tratar diverticulite, um distúrbio digestivo que envolve uma inflamação e infecção do cólon. Especulou-se que a doença poderia mantê-lo fora dos palcos por até seis meses.
Não foi a primeira vez que o guitarrista de 57 anos sofre com problemas de saúde. Eddie tem uma prótese de quadril em 1999 e foi tratado de um câncer na língua, perdendo um terço do órgão muscular. Ele foi declarado livre da doença em 2002.
Veja a lista com os 10 maiores guitarristas de todos os tempos segundo a Guitar World:
1. Eddie Van Halen
2. Brian May
3. Alex Lifeson
4. Jimi Hendrix
5. Joe Satriani
6. Jimmy Page
7. Tony Iommi
8. Steve Ray Vaughan
9. Dimebag Darrell Abbott
10. Steve Vai
50 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Vi bons comentários aqui, e acredito que os que escreveram e tocam guitarra sejam os que mais têm propriedade para emitir opinião, pois quem realmente entende de um assunto tem mais autoridade para opinar (embora as opiniões de todos também tenham seu peso, não vamos radicalizar). Achei interessantes alguns comentários sobre o George Harrison, pois ele, apesar de não ser notavelmente um virtuoso, escreveu alguns acordes (simples) de guitarra que ultrapassam tempo e espaço, que são lembrados por gerações, coisa de dar inveja a caras com técnica ultra sofisticada, como Vai, Satriani, Malmsteen, VH, Beck e outros. No mais, essas listas são como equipes de futebol: cada um tem a sua preferida, a sua paixão, e por isso rock e guitarras são tão apaixonantes. Uma pergunta: o Jimmy Page muitas vezes toca diferente demais do que faz no estúdio. Isso é porque ele não é muito bom ao vivo ou é porque ele improvisa muito? Abraços a todos.
Bom, vamos por partes...Concordo com Andre Sandlers, quando diz que é sacanagem colocar Brian May na frente de Jimi Hendrix. Discordo totalmente do Alex-SP, que diz que "só existe Slash". Na verdade, Slash não deveria estar no top 10. Ele é ótimo, mas não é completo. Fernandes RJ fez uma lista muito boa....respeito a suas escolhas. É muito difícil escolher um guitarrista só pela técnica, ou só pelo quão melódico ele é. Jimi Hendrix e Eddie Van Halen foram inovadores em técnicas. Quem toca guitarra, sabe exatamente o que estou falando. Eles são pioneiros. Interessante dizer que todos os guitarristas citados tem sua identidade musical, única e marcante. Por isso devem ser lembrados. Gosto muito de Steve Vai. Muito criativo e repleto de técnica. Gosto muito do seu professor, Joe Satriani, com seu grito único na ponte flutuante. Acho David Gilmour um cara sensacional, criativo, melódico, muito a frente de seu tempo. Concluo que não existe o melhor...