Topo

Barão Vermelho apresenta antigos sucessos em show de comemoração aos 30 anos da banda

Roberto Frejat se apresenta com o Barão Vermelho na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro (21/10/2012) - Rodrigo Teixeira/UOL
Roberto Frejat se apresenta com o Barão Vermelho na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro (21/10/2012) Imagem: Rodrigo Teixeira/UOL

Rodrigo Teixeira

Do UOL, no Rio

21/10/2012 08h45

Às 2h da manhã deste domingo (21), já no horário de verão, a banda Barão Vermelho subiu ao palco da Fundição Progresso, na Lapa, Rio de Janeiro, para uma apresentação que emocionou o público até aproximadamente as 4h.

O empresário Prefeito Fortuna, foi quem anunciou o primeiro show da banda há 30 anos e fez questão de repetir o feito depois de três décadas. Em maio de 1982, um ano depois de formado, o Barão Vermelho também entrava nos estúdios da Som Livre para gravar seu primeiro álbum. “Como em 82, com vocês Barão Vermelho” , apresentou Fortuna.

Roberto Frejat, vestindo um paletó vermelho e um sapato preto super lustrado, afirmou ao público no início do show que se tratava de uma noite “especial”. “Boa noite a todos, é um prazer estar aqui. Comemorando juntos os trinta anos do nosso primeiro show. Vai ser uma noite muito especial. Estão preparados? ”, perguntou o músico.

O repertório da banda relembrou sucessos como “Codinome Beija-Flor”, "Billy Negão", "Por Você", "Pro Dia Nascer Feliz", "Pense e Dance", além de "Sorte e Azar",  última parceria inédita de Cazuza e Frejat, que ficou de fora do álbum de 1982. Encerraram a apresentação cantando, de improviso, um cover"(I Can't Get No) Satisfaction", dos Rolling Stones.

O trio carioca Autoramas, formada por Gabriel Thomaz (guitarra e voz), Flávia Couri (baixo e voz) e Bacalhau (bateria) foi quem abriu o show para o Barão Vermelho.

Fãs famosos

Segundo a organização do evento, cerca de 4 mil pessoas assistiram ao show. Entre os fãs famosos estavam as atrizes Bárbara Borges, Guta Stresser, Daniela Fontan e o ator Alexandre Slaviero.

“Sou fã de carteirinha do Barão. Cheguei até a frequentar alguns ensaios da banda no Rio Comprido [na zona norte do Rio]. Mas meu primeiro contato com a banda foi em Guaratuba, litoral do Paraná, ainda com o Cazuza, em 1986. Foi lindo. Depois do show, eu e meus amigos fomos ver o nascer do sol, coisa de adolescente”, revelou a atriz Guta Stresser.

Bárbara Borges queria mesmo era curtir o show como fã. “Sou fã deles, adoro as músicas e vim aqui para cantar todas junto com o público, curtir o show”, disse.

Para Daniela Fontan, o que não sai da sua memória é uma apresentação na antiga casa de shows carioca Metropolitan, atual Citibank Hall. “Meu primeiro show do Barão foi em 1995, meu irmão me levou. E eu adorei, era no Metropolitan ainda, muito tempo [risos]. Não tem uma música específica deles, mas ‘Daqui por Diante’ é linda”, contou Daniela.

Turnê “+1 Dose”

O retorno do "Barão Vermelho" não é definitivo. Batizada de "+1 Dose", a turnê vai ficar na estrada por seis meses, até 21 de março de 2013. No dia 1º de novembro deve passar por Belo Horizonte e no dia 8 de dezembro desembarca em São Paulo, no Credicard Hall. Outras datas ainda serão anunciadas.

À frente de um dos principais grupos do gênero da década de 1980, que apresentou Cazuza ao mundo, Frejat está de volta aos palcos com o Barão Vermelho, após um hiato de cinco anos, para comemorar 30 anos de lançamento do primeiro disco, que levava o nome da banda.

Na estrada, o Barão será Roberto Frejat (guitarra e voz), Guto Goffi (bateria), Peninha (percussão), Rodrigo Santos (baixo) e Fernando Magalhães (guitarra). O tecladista Maurício Barros, integrante da formação original, vai aparecer em alguns shows para participações especiais.

Junto com a turnê, o álbum "Barão Vermelho" (1982), produzido por Ezequiel Neves e Guto Graça Melo, voltará às prateleiras em edição comemorativa, que a Som livre lança em novembro, nos formatos CD e vinil.

Confira o set list do show:

Por que
Ponto Fraco
Pense e Dance
Cuidado
Menina Mimada
Billy Negão
Carne de Pescoço
Meus Bons Amigos
Política Voz/Tão Longe de Tudo
Por Você
O Poeta Está Vivo
Bilhetinho Azul
Todo Amor
Sorte e Azar
Pedra Flor e Espinho
Vem Quente
Bete Balanço/Chave da Porta
Puro Êxtase
Quando o Sol
Malandragem dá um Tempo
Declare Guerra
Maior
Down em Mim
O Tempo Não Para
Pro Dia
Codinome Beija-Flor