Topo

Sandy lança novo EP em SP e diz levar a crise dos 30 "como uma grande brincadeira"

Capa do EP "Príncipios, Meios e Fins", da cantora Sandy, que vai completar 30 anos em janeiro - Divulgação
Capa do EP "Príncipios, Meios e Fins", da cantora Sandy, que vai completar 30 anos em janeiro Imagem: Divulgação

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

30/10/2012 15h40Atualizada em 30/10/2012 17h37

Enfrentando as crises e dilemas que vêm com a chegada dos 30 anos "como uma grande brincadeira", a cantora Sandy lançou nesta terça (30), em São Paulo, o EP "Princípio, Meios e Fins", com cinco faixas inéditas e que faz parte de sua fase independente.

"Na verdade, eu tinha dez músicas, mas me senti confortável para lançar agora. Um EP é mais complicado de vender em lojas, lançar na internet é uma forma mais barata. Meus fãs são superinternautas", explicou em entrevista para a imprensa. 

Sobre o novo álbum, em que a cantora se expõe de uma forma menos introspectiva, Sandy diz que está mais tranquila e segura, e que isso está refletido em suas músicas. "Agora estou mais calma, com menos ansiedade. Já tenho um caminho mais definido. Na época de 'Manuscrito', eu tinha me formado e casado, estava começando uma carreira diferente, tinha muitas dúvidas. Agora já sei bem meu caminho", comenta.

Sobre "Aquela dos 30", faixa que apresenta o álbum, a cantora diz que a música representa a forma leve como ela está levando a crise "que toda mulher passa". "É aquele momento no qual você sente que não é velha, nem mais nova. Não sou mais uma mocinha", brincou. "Dá uma ansiedade, o tempo passa rápido, mas estou levando como uma grande brincadeira."

Com os 30 chegando, a cobrança dos filhos existe, mas ela diz que ainda não é a hora. "Penso sobre isso, quero ter filhos, mas não é uma pressão, um peso pra mim agora. Conheço mulheres que tiveram filhos aos 40", afirmou Sandy. Sobre os boatos de que no longa "Quando Eu Era Vivo", do diretor Marco Dutra, teria feito cenas sensuais, Sandy rebate: "Não esperem por isso." 

As músicas inéditas são: "Aquelas dos 30", "Segredo", "Olhos Meus" e "Escolho Você". A faixa bônus "Saudade" também é novidade no disco, que teve boa parte das músicas produzidas pelo marido, Lucas Lima, integrante da banda Família Lima. "Ele me faz sentir eu mesma, decidi faz um tempo que quero ser eu", contou entre risos. 

Sandy explica "Princípio, Meios e Fins"

"AQUELA DOS 30" - "Essa música tem uma sonoridade mais low-fi, mais analógica. Tem uma base forte de piano, que é o instrumento que eu componho, mas tem alguns instrumentos criativos, tem uma pegada mais retrô"
"ESCOLHO VOCÊ" - "Essa é mais realista, pé no chão, bem autobiográfica. Conto histórias e experiências que vivi nos últimos tempos"
"SEGREDO" - "É a mais de cantora, de botar a voz para fora. Ao mesmo tempo é toda contida, mais delicada"
"OLHOS MEUS" - "Essa tem só piano e voz. É uma música otimista, fala da beleza da vida, nela eu reconheço que existe a escuridão, mas você pode lidar com ela de uma forma mais leve. É a mais próxima de 'Manuscrito'"
"SAUDADE" - "É a única que não é minha. Fala dessa coisa do descobrimento. A gente passa a vida toda descobrindo. É sobre olhar para a angústia, sobre melancolia"

Durante a entrevista, Sandy ainda encontrou um jeito educado para responder a pergunta de um jornalista sobre a relação de seu nome com o furacão que chegou a Nova York nesta segunda. "Sempre tem uma ou outra brincadeira, rola um sorriso sem graça. Acho triste o que está acontecendo. Estou supercomovida. Não acho engraçado", diz. 

Apesar do envolvimento com a nova fase, Sandy diz que ainda existe tempo para relembrar a fase do programa que estrelou na Globo com o irmão. "Sempre que posso assisto às reprises no canal Viva. É uma fase boa, gosto muito de lembrar". O namoro com a TV, que teve destaque com sua participação na série "As Brasileiras", deve continuar em 2013. "Esse programa reascendeu minha paixão pela TV", disse. 

"Princípio, Meios e Fins" é o primeiro trabalho lançado por Sandy desde "Manuscrito", álbum lançado em 2010 após a separação do irmão Junior. O dia do lançamento é uma alusão ao aniversário de 30 anos da artista, que será comemorado no dia 28 de janeiro de 2013. A venda do EP será feita pela loja do iTunes e depois o álbum será vendido de forma independente nos shows da cantora, na turnê que começa no próximo ano.