Topo

Depois de chamar Lady Gaga de "artificial", Jack White se explica e critica a imprensa

Jack White se apresenta no festival South By Southwest (SXSW) em Austin, no Texas (16/03/2012) - AP
Jack White se apresenta no festival South By Southwest (SXSW) em Austin, no Texas (16/03/2012) Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

06/12/2012 13h33

Depois de dizer, em entrevista para a edição de janeiro da revista britânica “Esquire”, que a cantora Lady Gaga é “artificial” e “sem significado”,  o cantor Jack White divulgou um comunicado explicando a declaração. Na nota, o músico acusou as revistas e sites, que reproduziram suas citações, de distorceram suas palavras.

"Nunca disse nada sobre a música de Lady Gaga ou questionei a autenticidade do seu trabalho”, escreveu White em um comunicado publicado no site da gravadora Thirdman. “Eu estava em uma conversa sobre as consequências da imagem pela imagem, e do fato de a imagem ser tão popular nos dias de hoje que não há questionamento sobre o que está na sua frente. Isso leva um artista a ser rotulado como “cool” ou “estranho” rapidamente e logo ser esquecido".

O ex-vocalista do White Stripes também afirmou que não gostou de ver seus comentários sobre Gaga serem “transformados em uma crítica negativa da música da cantora”.

“Acho que jornalistas deveriam ser responsabilizados pelo que dizem. Especialmente publicações como a 'NME' (revista britânica especializada em música), que colocam as palavras que bem entendem entre aspas e vendem isso como uma citação sua”, desabafou.

O músico ainda disse que “esse tipo de drama criado nos tabloides incentiva os artistas a não quererem expressar opiniões na imprensa e, em vez disso, darem declarações diplomáticas que não expressam sua criatividade e o que pensam sobre o consumo da arte em suas muitas formas”.

Por fim, White escreveu uma mensagem para Gaga. “Paz para Lady Gaga e gostaria de cumprimentá-la por sua defesa dos direitos dos homossexuais e o impulso que ela dá para ajudar a criar uma mudança".