Topo

Nova música de David Bowie chega ao primeiro lugar do iTunes

David Bowie lança primeira música em dez anos  - BBC Brasil
David Bowie lança primeira música em dez anos Imagem: BBC Brasil

Do UOL, em São Paulo

08/01/2013 15h12

Menos de 24 horas após o lançamento de "Where Are We Now?", seu primeiro single em dez anos, David Bowie chegou ao topo do iTunes inglês no dia em que completa 66 anos. A faixa, lançada na manhã desta terça-feira (8), estará no álbum "The Next Day", previsto para março.

"Where Are We Now?" ultrapassou singles de Rihanna, Taylor Swift e a parceria de Britney Spears com Will.i.am e, e já é o single mais vendido do dia. A música, disponibilizada em 119 países pelo iTunes, foi produzida por Tony Visconti, colaborador de longa data de Bowie e responsável por "The Man Who Sold the World", "Scary Monsters", "Low" e "Heroes".

Junto com a canção, Bowie também divulgou o clipe da música, dirigido pelo artista multimídia Tony Oursler. O vídeo, que já teve mais de 132 mil visualizações, faz referências ao período do músico em Berlim, quando se aventurou na produção de arte contemporânea.

Camaleão do rock, Bowie faz 66 anos. Escolha sua fase favorita:

"Seria incrível se vocês todos puderem espalhar a notícia sobre o disco do pai. O primeiro em dez anos e é dos bons!", escreveu o filho de Bowie, o diretor de cinema Duncan Jones, em sua página no Twitter.

"Deem uma olhada no site agora! Acho que temos uma grande surpresa... Se é que você ainda não 'tropeçou' nisso", dizia o Twitter oficial do cantor com um link que levava a seu site, que ganhou visual novo para o lançamento. A volta de Bowie surpreendeu os seguidores, que logo após o anúncio já encheram de comentários o clipe de "Where Are We Now?" no YouTube.

Afastado dos palcos desde 2006, quando fez sua última apresentação em público, o ídolo fez tão poucas aparições que não tardaram a surgir rumores sobre seu estado de saúde, sempre desmentidos por seus amigos mais próximos.

Para John Wilson, apresentador do programa cultural "Front Row" da Radio 4, da BBC, o lançamento foi uma "surpresa genuína". "Ele é um artista de verdade. Não lança discos (simplesmente) porque é hora de lançar mais um disco. Ele os lança porque tem algo a dizer."

O último álbum de Bowie, "Reality", foi lançado em 2003. O músico que sempre esteve à frente da moda começou a fazer sucesso em 1960 e foi responsável por vários hits, como "Let's Dance, "China Girl", "Fame" e "Dancing In the Street."

* Com informações da BBC, AP e EFE