Filhos de Ray Charles ganham direitos autorais de canções
Sete dos doze filhos de Ray Charles ganharam um processo movido contra a Ray Charles Foundation para reaver os direitos das músicas do cantor de blues, que morreu em 2004 vítima de um câncer.
Considerado um tesouro entre as editoras de músicas, o espólio reclamado reúne 60 canções que Charles compôs após 1962, pertencentes à Fundação Ray Charles e licenciadas pelo Ray Charles Marketing Group, formado em 2005 para maximizar as oportunidades ligadas a esses direitos autorais.
Antes da morte, Charles deu a cada um dos herdeiros US$ 500 mil dólares, alegando que os filhos não teriam "qualquer direito de fazer uma reclamação sobre sua propriedade."
As reclamações surgiram seis anos passados desde a morte de Charles, momento em que seu catálogo de edições musicais continua crescendo. A receita de seus copyrights mais antigos vem sendo reforçada por sucessos mais recentes. Em 2004 a Concord Records lançou o álbum premiado com o Grammy "Genius Loves Company," que vendeu 3,2 milhões de cópias. No mesmo ano foi lançado o filme "Ray," com Jamie Foxx no papel título, que valeu um Oscar ao ator. Desde 2004, o álbum "Very Best of Ray Charles", da Rhino, vendeu mais de 1 milhão de cópias.
* com informações da Reuters.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.