Topo

Damon Harris, ex-integrante do The Temptations, morre aos 62 anos

Do UOL, em São Paulo

20/02/2013 13h29

Morreu na segunda-feira (18) o músico Damon Harris aos 62 anos. Damon, codinome artístico de Otis Robert Harris Jr., era integrante da banda The Temptations.

Segundo sites internacionais, a notícia foi confirmada por Billy Wilson, da Motown Alummi Association. A causa da morte não foi confirmada, mas o baterista sofria de câncer na próstata.

Damon Harris se juntou ao grupo vocal de R&B em 1971, quando tinha apenas 20 anos, em substituição do cantor Eddie Kendricks. Antes, na adolescência em Baltimore, havia formado o “The Young Temps”, tamanha a admiração que tinha pela banda.

Os grandes sucessos em sua voz foram "Superstar (Remember How You Got Where You Are)", de 1971, "Take a Look Around", de 1972, e o grande hit "Papa Was a Rollin' Stone" (assista ao vídeo abaixo), do mesmo ano, quando o grupo ganhou três prêmios do Grammy.

Damon foi um dos vocalistas – e o integrante mais novo - da banda entre 1971 a 1975, quando foi demitido.

Mais tarde, ele chegou a reunir o mesmo grupo da adolescência e emplacou o single "Give a Broken Heart a Break". Se afastou da música por alguns anos, mas depois voltou aos palcos, dessa vez, se apresentando em carreira solo.

Ao ser diagnosticado com câncer, ele criou uma fundação, a The Damon Harris Cancer Foundation, em 2001, para ajudar pacientes com a doença.