Topo

Tom Zé diz que perdeu sono com críticas a comercial da Coca-Cola

Tom Zé em ensaio para a revista "Bravo!" - Gabriel Rinaldi/ Bravo!
Tom Zé em ensaio para a revista "Bravo!" Imagem: Gabriel Rinaldi/ Bravo!

Do UOL, em São Paulo

11/03/2013 14h47

Um dos comerciais mais recentes da Coca-Cola – com foco na Copa do Mundo – foi criticado na semana passada nas redes sociais. Tudo por causa da participação do tropicalista Tom Zé, que não aparece no vídeo e se limita apenas a narrar o texto, que infla a autoestima do brasileiro ao receber o megaevento em 2014 (veja vídeo abaixo).

Para os críticos, foi estranho ver o cantor, considerado um artista independente e iconoclasta, participando da campanha de uma multinacional como a marca de refrigerante.

No Facebook, Tom Zé rebateu as condenações, mas revelou que os questionamentos lhe tiraram o sono.

“Quando o anúncio saiu na TV, imaginei que até as opiniões contrárias eram uma espécie de comemoração por eu aparecer com status de locutor de uma propaganda grande. Mas agora, quando perco o sono por causa do assunto... não, agora eu estou preocupado!”, escreveu na última sexta-feira (8).

O cantor afirmou que “as gravadoras são agora inalcançáveis” a um artista como ele. “Nos dias atuais vivemos a era da internet e a venda de disco passou a ter um peso insignificante. Já o papel desses lançamentos, em termos de divulgação, é muito eficiente”.

Tom Zé diz que os recursos vindos da gravação irá financiar seu novo projeto sobre instrumentos experimentais e questiona: “Aí entrou o anúncio da Coca-Cola que, mesmo sem ela saber, patrocinaria boa parte da pesquisa. Será que o uso dos recursos obtidos com o anúncio muda a avaliação de vocês?”

O desabafo do compositor ganhou apoio. Entre eles, o músico Lucas Lima, da Família Lima, chegou a chamar os críticos de “bunda mole”. “O mesmo cara que reclama que o Tom Zé tá ‘se vendendo’ pra Coca-Cola tá baixando música de graça na outra aba do navegador, tá fazendo carteirinha de estudante falsa pra pagar meia-entrada”, escreveu no Facebook.