PUBLICIDADE
Topo

Morre, aos 65 anos, guitarrista da formação original da banda Yes

Peter Banks, gruitarrista da formação original da banda Yes - Reprodução/YouTube
Peter Banks, gruitarrista da formação original da banda Yes Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

12/03/2013 12h41

O guitarrista da formação original da banda Yes, Peter Banks, morreu, aos 65 anos de idade. O anúncio foi feito no site oficial da banda. "É com imensa tristeza que comunicamos a morte de Peter Banks. Obrigado por toda a música, Peter". O guitarrista morreu em sua casa, em Londres, no dia 8 de março.

Nesta terça-feira (12), outro ex-membro da banda, Billy Sherwood, confirmou a informação em sua página do Facebook. "Descanse em paz...Peter Banks. Recentemente, Peter tocou no "prog collective 2", projeto que estou escrevendo/produzindo. Ele também tocou em "Days Between Stations", música na qual trabalhei. Como fã do Yes, essa é uma notícia triste. Foi uma honra trabalhar com Peter em muitas produções. Sua falta será sentida".

De acordo com o site Something Else Reviews, Banks também foi responsável pelo nome da banda, assim como o primeiro logo. Banks e Chris Squire tocavam juntos na banda The Syn. Quando a banda se separou, em 1967, Squire e Banks se juntaram ao cantor Jon Anderson, ao baterista Bill Bruford e ao tecladista Tony Kaye para formar o Yes, em 1968.

Yes no Brasil
A nova formação da banda, composta por Jon Davison (vocal), Steve Howe (guitarra), Chris Squire (baixo), Alan White (bateria) e Geoff Downes (teclados), virá ao Brasil para shows em maio de 2013. A informação foi confirmada pela assessoria da casa de shows Vivo Rio.

O grupo se apresenta no HSBC Brasil, em São Paulo, no dia 24 de maio, e no Vivo Rio, na capital fluminense, no dia 25. Os valores vão de R$ 100 (Setor 3) a R$ 300 (Camarote A e VIP Premium).