Topo

"Volta" do Nirvana quase aconteceu com PJ Harvey nos vocais, conta Dave Grohl

A cantora e compositora PJ Harvey durante apresentação em Auckland, na Nova Zelândia, em 2008 - Getty Images
A cantora e compositora PJ Harvey durante apresentação em Auckland, na Nova Zelândia, em 2008 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/03/2013 09h52

Por muito pouco, Dave Grohl e Krist Novoselic não tocaram uma música do Nirvana após quase 20 anos sem subirem ao palco com esse propósito. O líder do Foo Fighters, inclusive, já tinha escolhido quem assumiria os vocais na reunião histórica da banda: a cantora PJ Harvey.

De acordo com o jornal "The Guardian", Dave Grohl planejava a surpresa para um show em Londres, no dia 19 de fevereiro, quando tocou com o Sound City Players - superbanda criada por Dave no estilo jam sessions.

A ideia era que PJ Harvey cantasse com os remanescentes do Nirvana - incluindo o guitarrista Pat Smear - apenas uma música: "Milk it", do álbum "In Utero" (1993).

"Alguém veio com a ideia de fazer uma música do Nirvana com PJ Harvey. Kurt (Cobain) amava ela e nós também", contou Dave. "Nós todos olhamos um para o outro, 'Uau, isso seria incrível!'", conta o baterista da extinta banda. PJ, porém, não podia aceitar o convite e a ideia voltou para a gaveta.

Solo sagrado
Mesmo que a ideia fosse tocar apenas uma música, seria a primeira vez que Dave e Krist tocariam uma canção da antiga banda em 19 anos.

Em dezembro do ano passado, os ex-integrantes se reuniram com Paul McCartney para uma gravação. Os músicos decidiram investir em uma canção nova, ao invés de regravar algo do Nirvana ou dos Beatles - para a decepção dos fãs.

Dave Grohl já disse que revisitar o repertório do Nirvana é tocar em "solo sagrado".

"Nós temos que ter cuidado. Temos que pisar levemente. Nós falamos sobre (tocar uma música do Nirvana) antes, mas a oportunidade não veio, realmente não apareceu", explicou.

Ouça, abaixo, a música "Milk It":