Por falta de verbas, música de Flaming Lips não é mais a canção de rock oficial de Oklahoma
Após quatro anos como um dos símbolos de Oklahoma, “Do You Realize??”, do The Flaming Lips, deixou de ter o peculiar título de “Canção de Rock oficial” do Estado americano.
De acordo com a nova governadora de Oklahoma, a republicana Mary Fallin, a canção não é mais considerada um símbolo por falta de verbas em seu gabinete para o pagamento dos direitos autorais à banda, que surgiu em 1983 em Oklahoma City.
Segundo a agência de notícias AP, o porta-voz do governo, Alex Weintz, afirmou que o governo tem “outras prioridades urgentes do que discutir gosto musical”.
Em 2009, “Do You Realize??”, do disco “Yoshimi Battles the Pink Robots” (2002), foi anunciada como a canção de rock oficial do Estado de Oklahoma ao vencer uma votação online com os moradores da região com quase 11 mil votos.
Mesmo sendo uma votação mais divertida do que política, na época a escolha causou polêmica e um deputado republicano atacou a banda por conta do uso de “linguagem ofensiva”.
O governador democrata na época, Brad Henry, porém, bateu o martelo e através de uma ordem executiva oficializou a canção como um símbolo do estado.
A atitude da atual governadora foi criticada por um colega republicano. "É uma pena, porque muitas pessoas votaram nessa pesquisa, e foi muito divertida e alegre", afirmou Dorman. A banda, que esteve recentemente no Brasil no festival Lollapalooza, não se pronunciou sobre o caso.
Canção para um viciado
A canção que até então era favorita dos moradores de Oklahoma na verdade foi composta pelo líder da banda Wayne Coyne para o multi-instrumentista do grupo, Steven Drozd, que sofria com o vício de heroína.
“Você se dá conta - de que todo mundo que você conhece morrerá um dia? / E ao invés de ficar dizendo adeus, deixe-os saberem / que você sabe que a vida é curta”, canta Wayne.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.