Topo

Sarah Brightman passa por testes para fazer viagem especial em 2015

Sarah Brightman faz show nas pirâmides mexicanas (31/10/2009) - EFE
Sarah Brightman faz show nas pirâmides mexicanas (31/10/2009) Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo

25/04/2013 11h36

A soprano inglesa Sarah Brightman deverá passar por mais seis meses de treinamento na Rússia, enquanto se prepara para uma viagem à Estação Espacial Internacional em 2015. Durante sua estadia, a cantora vai tentar gravar uma música.

Ela disse ao site Spinner que a pior parte da preparação foram os testes psicológicos pelos quais teve que passar na Rússia.

"Não achei que conseguiria passar por aquilo", disse a cantora. "Aparentemente, todo mundo fica mais abalado antes da parte psicológica. Seu coração é monitorado. Você não tem noção do tempo. Mas eu passei."

Segundo o Spinner, a viagem terá uma duração de oito dias e dois passageiros vão acompanhar a cantora num foguete Soyuz que orbitará a Terra 16 vezes por dia.

Enquanto se prepara para a aventura, Brightman encontrou tempo para gravar seu 11º álbum, "Dreamchaser". A cantora e a empresa de turismo espacial Space Adventure anunciaram oficialmente a viagem em outubro do ano passado.

A cantora disse que já foi também à Houston, no estado americano do Texas, onde fica o Centro de Controle de Missões da NASA, onde fez a primeira bateria de exames necessários à viagem. 

"Claro que há risco físico envolvido", disse Brightman ao Spinner. "Eu já superei essa parte. Eles disseram que sou extremamente saudável para a minha idade."

"Desde os anos 1960, a ideia de exploração espacial esteve entre nós. Tudo era sobre o espaço -- dramas na TV, sabão em pó. Eu fui muito influenciada pelas possibilidades de exploração. Isso me deu força na minha vida para ser experimental na minha carreira musical, e ir onde nenhum homem já foi", diz.

Muito da produção do álbum teve a ver com a exploração espacial. "Olhar outros lados do universo, as estrelas, os planetas, os céus, eu consegui repetir todos os sentimentos que pude ter disso nesse ambiente sonoro."

Segundo o Guardian, se a aventura for realmente levada a cabo, Brightman será a primeira música profissional a ir da Terra para um foguete Soyuz.