Topo

Astro da década de 80, Rick Moranis dá um tempo na aposentadoria e anuncia disco

Do UOL, em São Paulo

09/05/2013 08h53

Com 60 anos recém-completados, o ator Rick Moranis, imortalizado em uma porção de filmes clássicos dos anos 80 e 90, como “Os Caça-Fantasmas” e “Querida, Encolhi as Crianças”, dá um tempo na aposentadoria e volta a dar as caras. Ou melhor, a voz.

Rick está lançando “My Mother's Brisket & Other Love Songs”, seu 5° album – o primeiro em 8 anos -, já em pré-venda no iTunes.

Seu último trabalho, “The Agoraphobic Cowboy”, embora tenha sido indicado para melhor álbum de comédia do Grammy, era um disco essencialmente country. Na época, ele disse à CMT que era a primeira vez que cantava sem estar em um personagem.

Não se sabe ainda se o novo disco segue a mesma linha. Na capa, Rick aparece sentado na mesa, se servindo da comida da mãe. 

  • Reprodução

    Capa do novo disco de Rick Moranis

Vida em turbulência
Quando "Querida, Encolhi as Crianças" (em que ele faz o inventor Wayne Szalinski) chegou aos cinemas em 1989, Moranis tinha sua vida pessoal em turbulência. Sua mulher, Ann Belsky, fora diagnosticada com câncer de mama, e perdeu a batalha contra a doença em 1991. Com dois filhos pequenos, Moranis se viu mais e mais inclinado a tirar férias e dedicar-se a ser um pai solteiro.

Em 1994, "Os Flintstones" terminou sendo seu último grande sucesso, e quando lançou direto em vídeo "Querida, Encolhi a Gente", em 1997, ele decidiu dar um tempo. A idéia era tirar um ou dois anos sabáticos, mas Moranis percebeu que o estilo de vida de Hollywood não lhe fazia a menor falta. Os diálogos rápidos e a comédia improvisada que o levaram a trilhar a carreira artística em primeiro lugar deram espaço a exigências de executivos e um esquema industrial no qual ele não se encaixava.

Curiosamente, seus trabalhos mais recentes só usaram sua voz. Ele retomou a parceira com Dave Thomas emprestando a voz a um par de alces na animação "Irmão Urso", de 2003 (e sua sequencia de 2006) e gravou o álbum "The Agoraphobic Cowboy" em 2005. Também com Dave Thomas, Moranis gravou mais esquetes dos irmãos McKenzie para os 24 anos da dupla em 2007, mas não trabalhou na séria animada lançada em seguida.

A nostalgia dos anos de 1980 bateu forte quando "Os Caça-Fantasmas" se reuniram para um jogo de videogame de 2008, e Rick terminou como o único integrante do elenco original que não quis participar da empreitada. Com os boatos sobre um terceiro filme circulando desde então, ele também parece fora da festa, com sua ausência do projeto confirmada por Harold Ramis.