Topo

Com astros dos anos 90 e novatos da cena indie, Primavera Sound reúne 170 mil em Barcelona

Fabiana de Paula

Do UOL, em Barcelona (Espanha)

26/05/2013 19h05

Desafiando as madrugadas frias à beira mar de Barcelona, milhares de pessoas passaram pelo Parc del Fórum neste fim de semana durante a 13ª edição do Primavera Sound. Um público formado em grande parte por pessoas acima dos 30 anos e de diferentes nacionalidades, inclusive brasileiros, assistiu à apresentação de veteranos e novos destaques da cena musical internacional de quinta-feira (23) a sábado.

Como ocorrido em edições anteriores, que tiveram nomes como Pulp e Pixies na programação, as atrações mais esperadas neste ano foram bandas que ganharam destaque nos anos 80 e 90 e que anunciaram o retorno às atividades recentemente.
 
Em noite inspirada, o Blur fez na sexta-feira a apresentação mais aclamada do festival. Saudosistas dos anos 90 e adolescentes se dividiram entre o público para presenciar a sequência de hits que teve início com "Girls and Boys" e culminou na explosiva "Song 2", passando por "Parklife", "Coffee and TV", "Beetlebum" e "The Universal", entre outras. O quarteto britânico liderado por Damon Albarn deve lançar um novo álbum ainda este ano.
 
O cultuado grupo My Bloody Valentine foi um dos destaques da noite de encerramento. No sábado, o quarteto irlandês liderado pelo guitarrista Kevin Shields deixou os fãs extasiados com sua apresentação ensurdecedora e guitarras distorcidas. O show marcou a volta do grupo aos palcos depois do lançamento de "MBV", em fevereiro deste ano, primeiro álbum da banda desde "Loveless", de 1991.
 
Com uma apresentação impecável ainda na noite de sábado, Nick Cave mostrou que também está em plena forma. Ancorado pelos seus escudeiros do Bad Seeds, ele comandou com maestria a banda que alternou músicas do seu mais recente trabalho, o álbum "Push the Sky Away", com clássicos como "Red Right Hand" e "The Mercy Seat".
 
Entre os veteranos vale ainda destacar as apresentações dos rappers do Wu Tang-Clan, do Breeders, que mesmo apresentando problemas no som não perdeu o bom humor característico do grupo e tocou na íntegra o álbum "Last Splash", e Jesus and Mary Chain, com participação de Bilinda Butcher, do My Bloody Valentine, nos vocais de "Just Like Honey".
 
Novatos para ficar de olho
Se os headliners de peso foram os responsáveis por atrair grande parte do público para o festival, bandas que surgiram nos anos 2000 e ainda nesta década também tiveram a sua vez no Primavera Sound. As garotas do Savages fizeram uma enérgica apresentação na quinta-feira (23), com repertório baseado no álbum "Silence Yourself", primeiro do grupo, lançado no começo de maio.
 
O pós-punk do quarteto britânico tem forte influência de Siouxsie and the Banshees enquanto a postura da vocalista Jehnny Beth remete em alguns momentos às performances de Ian Curtis no palco.
 
Outro destaque entre os nomes da nova safra da música independente foram os norte-americanos Woods. Liderado pelo músico Jeremy Earl, o quarteto de folk-rock do Brooklyn atraiu um grande público para o palco Vice no primeiro dia do festival, com repertório baseado no álbum "Bend Beyond", de 2012.
 
Nem tão recente, mas ainda pouco conhecido no Brasil, os também norte-americanos do Deerhunter fizeram duas excelentes apresentações durante o festival. À convite da organização, a banda liderada por Bradford Cox substituiu o Band of Horses que teve seu voo cancelado devido ao mau tempo. O incidente permitiu que o público conferisse mais uma vez as guitarras barulhentas do quarteto, que alterna momentos de punk e experimentalismo.
 
O rock setentista dos australianos do Tame Impala também foi bem recebido pelo público em apresentação com base no álbum "Lonerism", de 2012.
 
Reunindo na medida certa bandas consagradas com nomes promissores da música atual, o Primavera Sound se consagra como um dos melhores festivais de música da atualidade. De acordo com a organização, 170 mil pessoas participaram das atividades promovidas na 13ª edição do evento, incluindo shows gratuitos realizados em diferentes locais da cidade.
 
No sábado, a organização confirmou a participação da banda Neutral Milk Hotel como uma das atrações para 2014.