Topo

Escritora acusa Lauryn Hill de homofobia em nova música

Do UOL, em São Paulo

29/05/2013 11h09

A rapper Lauryn Hill está sendo acusada de homofobia com sua nova música, “Neurotic Society”, lançada no começo do mês, poucos dias antes da cantora ter sua prisão decretada por sonegação de impostos.

A escritora Monica Hill, do livro "Religions and Hip Hop", escreveu uma crítica ao site “BET.com” dizendo que a canção ataca a comunidade LGBT ao citar “drag queens” e “travestismo social” nas rimas que a rapper versa sobre as mazelas da sociedade moderna.

“Além da intenção, esses tipos de declarações sugerem que a sociedade está em ruínas porque foi levado muitas sugestões da comunidade LGBT, agindo como ‘man girl’, ‘drag queens’ e ‘travestis’”, diz Monica.




A reação dos fãs de Lauryn Hill foi mista. "Eu gosto da mensagem (da nova música), mas acho que o problema é que ela tem muito que dizer nesta mensagem em particular em detrimento da música. Então parece que algumas partes não fluem bem para a próxima frase. Eu não sei, talvez seja só eu, mas fico feliz que ela ainda está fazendo música”, afirmou um usuário do YouTube, em comentário no vídeo da canção.

Ao divulgar a música, Lauryn reclamou da pressão que sofreu para que liberasse rapidamente a nova canção “em virtude do prazo legal iminente". "Eu amo ser capaz de atingir as pessoas diretamente, mas em um cenário ideal, eu não teria que apressar o lançamento da nova música... mas a mensagem ainda está lá".

Na nova canção da rapper, seu primeiro trabalho inédito desde "Repercussions", de 2010, as rimas são cuspidas velozmente sob uma batida que flerta com o eletrônico.