Música

Novos sertanejos acreditam que beleza é mais importante do que voz na busca do sucesso

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

29/05/2013 08h15

Corpo sarado, corte de cabelo impecável, roupas coladas e sex appeal. São essas as características que fazem parte da atual cartilha de estilo dos cantores do sertanejo universitário. E, para alguns deles, a aparência é mais importante até mesmo do que a voz.

A nova aposta do escritório FS produções - comandado pela dupla Fernando e Sorocaba - o cantor Lucas Lucco é um dos artistas que surge na cena de olho na beleza e com uma proposta curiosa: mostrar nos shows seu "lado cafajeste, safado, animado e romântico". Comparado a Gusttavo Lima, Lucas, de 22 anos, já foi modelo e começou a cantar em bares no interior de Goiás. Hoje, com mais de cem fã-clubes espalhados pelo Brasil e mais de 115 mil seguidores na rede de compartilhamento de fotos Instagram, ele exibe o corpão e recebe cantadas das mulheres nos shows e na internet.

  • "O quesito voz é o que menos influencia, infelizmente. Já vi talentos absurdos por onde passei e não tiveram a oportunidade por ter um vozerão"
    Mariano

"A beleza tem ajudado muito, porque quem não me conhece e vai ver as minhas fotos se interessa pelo visual e a partir daí começa a ouvir o meu som", explicou Lucas.

Lucas vem no embalo de sertanejos como Mariano, da dupla Munhoz e Mariano, que se destacou pelo rebolado e coreografia para "ficar doce" em "Camaro Amarelo", uma das músicas mais tocadas nas rádios em 2012. Para o cantor, sua beleza e os movimentos sensuais "prejudicaram muito" no início da carreira. "Sofri preconceito. Falavam que eu só sabia rebolar, mas isso foi acabando a partir do momento que ouviram o nosso CD completo e viram que 90% das músicas são românticas".  

Mariano acredita que hoje a beleza superou a importância da voz no mercado sertanejo. "O quesito voz é o que menos influencia, infelizmente. Já vi talentos absurdos por onde passei e que não tiveram a oportunidade por ter um vozerão. Acho que o repertório conta mais do que a voz e a interpretação. E tem que ter um empresariado bacana também", disse o cantor, que coloca a voz em quinto lugar em seu ranking de importância.

Para o produtor musical Rick Bonadio --por trás de trabalhos com bandas como CPM 22, Mamonas Assassinas e NX Zero-- outros quesitos ainda são mais fortes do que a beleza para se atingir sucesso no meio musical. "Tem que ter talento, voz e, acima de tudo, estrela. Beleza é um complemento, uns 30%. A maioria dos sucessos de hoje tem uma qualidade vocal excelente".

Academia e guarda-roupa

  • "Uma superprodução vale bastante, mas não adianta se você não estudar e não tiver talento. Uma hora você descobre que isso é só um teatro"
    Roberto Maia

Outro bonitão sertanejo, Roberto Maia se importa com o corpo, mas estuda canto diariamente. Prestes a lançar seu segundo CD, "Meu Som", ele decidiu se distanciar um pouco do estilo mais romântico e migrar para "o que o povo quer ouvir", a vertente universitária. "Você tem que estar preparado para as críticas. Você só tem uma chance para mostrar que é bom".

Roberto é da turma que acredita que é preciso investir no visual para se dar bem no mundo sertanejo. Faz academia todos os dias, tem uma alimentação regrada e se preocupa com o corte de cabelo, mas descarta o rótulo de metrossexual. "O meu estilo é o de São Paulo. Até me perguntam se eu canto sertanejo mesmo, porque meu estilo de roupas está mais para rock do que sertanejo".

Para manter a forma e não engordar, Mariano diz que precisa "pegar pesado" na academia. "Meu apelido é 'toiço'. Tenho que tomar muito cuidado para não engordar, até por isso que não posso tomar suplementação. É só treino mesmo". Lucas Lucco tem personal trainer e stylist para aperfeiçoar o visual. "Leio muito blogs, invisto em roupas legais e agora tenho uma personal stylist, que me ajuda nisso".

Para Bonadio, a "fábrica de estilos dos sertanejos" é uma fenômeno natural nesse mercado, que está forte e "tem muita gente tentando nessa área". "Quando um estilo se destaca, é normal que apareçam muitos pretendentes a sucesso. Mas isso, às vezes, é um pouco ilusório, porque a concorrência também aumenta demais".

As apostas dos sertanejos para o sucesso

1 - Beleza. Invista na boa aparência, exercite o corpo diariamente e não esqueça de usar roupas que valorizem o corpo
2 - Empresário. É preciso ter um bom empresariado, que impulsione a carreira. Pessoas que já estão no meio sertanejo são mais indicadas
3- Repertório. Opte por um repertório que seja de fácil entendimento. Onomatopeias e repetições são bem vindas
4 - Interpretação e presença de palco. Mostre desembaraço com as coreografias e aposte na rebolado. Não esqueça de usar as palavras para levar as fãs ao delírio
5 - Voz. Seja afinado, e estude para não passar vergonha no palco

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Adriana de Barros
EFE
do UOL
AFP
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
BOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
EFE
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Chico Barney
do UOL
do UOL
do UOL
Topo