Topo

"Reality show não é só 15 minutos de fama", diz dupla Hugo e Tiago, do "Festival Sertanejo"

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

15/06/2013 08h00

Em 2004, Tiago conheceu Hugo no reality show “Fama” da Rede Globo. Os cantores formaram uma dupla sertaneja no programa, mas somente Tiago levou o primeiro lugar na disputa. Hoje, os dois têm nove anos de carreira e são os apresentadores de mais um reality, o “Festival Sertanejo” do SBT.

“Queremos que os participantes vejam que reality show não é somente 15 minutos de fama. Hoje vivemos de música e estamos muito felizes.”, disse Tiago e entrevista ao UOL. Hugo acredita que a experiência que tiveram é importante para apresentarem esse tipo de programa. “O fato de estarmos aqui é para passar para a galera tudo aquilo que a gente viveu. Para que eles tenham coragem e acreditem que é possível”.

De acordo com eles, um reality show “dá todo o suporte que um artista precisa para iniciar sua carreira, já que o músico tem exposição”. No entanto, segundo Tiago, para se tornar um astro da música é necessário um conjunto de atributos.
 
“É preciso ter humildade e respeito. Tem que ter foco e muita fé em Deus. Acreditar naquilo que faz e também se aprimorar sempre”, elencou o cantor, que terá companhia de Helen Ganzarolli e Pedro Leonardo na apresentação. Eles mostrarão os bastidores do programa na casa sertaneja, onde os participantes terão aulas, ensaios e atividades diariamente.

Com a direção de Leonor Corrêa e Rommel Marques, a atração – que vai ao ar neste sábado (15) às 22h15 com participação de Victor e Léo - será uma mistura de reality show com programa de auditório, nos mesmos moldes de "Ídolos", da Record. Dezesseis participantes – entre intérpretes e compositores - levarão ao palco a diversidade da música sertaneja.  Ao final do programa, será eleita a melhor música do gênero em 2013. "Com o sertanejo universitário, primeiro as pessoas ouvem o 'Camaro Amarelo' para só depois saber quem canta", disse Leonor.

Tiago explica que será o público o responsável pela escolha da melhor música e acredita que é “impossível prever o estilo de sertanejo que ganhará o programa”. “Hoje em dia, o mercado mudou muito e sinceramente não dá para saber mais o que vai ser sucesso. Claro que temos músicas e coisas que a gente já acha que é bom, que têm uma melodia gostosa, uma letra diferente, carinhosa e isso sempre ganha o coração das pessoas. Mas o que vai ser sucesso? Isso é imprevisível”, explicou.

  • Participação de Hugo e Tiago no reality show da Globo "Fama" em 2004

Para Hugo, o sertanejo universitário e o de balada marcam por terem onomatopeias e repetições, mas “não tão forte como a vertente romântica”. “A música romântica tem mais durabilidade. Se você pega hits do Zezé, por exemplo, se passaram quase trinta anos e a galera está cantando hoje com uma outra roupagem, mas ainda está aí”.

O autor da melhor música recebe R$100 mil em barras de ouro e seu intérprete ganha a gravação de um CD. Dentre 3500 mil inscrições, foram escolhidos 16 representantes, entre duplas e cantores solos.  

A primeira prova de fogo para os intérpretes das canções escolhidas será exibida no programa hoje. Eles se apresentaram em shows nas cidades: Campo Grande, Cuiabá, Uberlândia e Indaiatuba. E, foram julgados pelo produtor César Augusto, pela filha de Chitãozinho Aline Lima e o gerente da Crowley Broadcast do Brasil - empresa que mede audiência das rádios - Eduardo Bonadio.

Veja clipe da música "O Amor de Antes" de Hugo e Tiago