Topo

Integrante do One Direction diz que documentário sobre a banda vai mostrar "tudo"

Natalia Engler

Do UOL, em Cancún (México)*

20/06/2013 05h00

Os garotos da One Direction só desembarcam no Brasil em maio de 2014, mas antes disso os fãs poderão ficar mais perto da banda britânica com o documentário 3D “One Direction: This Is Us”, previsto para chegar às telas brasileiras em 6 de setembro.

O longa, que se propõe a mostrar o dia a dia dos garotos e os bastidores da turnê "Take Me Home" é dirigido por Morgan Spurlock, que ficou conhecido com o documentário “Super Size Me: A Dieta do Palhaço”, em que passou um mês se alimentando apenas com lanches do McDonald's.

“O que é incrível sobre os garotos neste momento é que estão neste ponto em que o foguete continua subindo. E estão começando a maior turnê de suas vidas. E nós capturamos os preparativos para isso e eles entrando nesta turnê mundial. As coisas continuam mudando muito rapidamente para eles. Se você olhar para o que aconteceu com eles, se passaram apenas três anos e suas vidas foram completamente transformadas. Poder acompanhar este momento é realmente uma oportunidade única e especial”, contou o diretor, durante evento realizado pela Sony em abril, em Cancún, para divulgar suas produções.

À época em Manchester (Inglaterra) para um show, os garotos da banda participaram da entrevista coletiva através de videoconferência. “Nós vimos as coisas que ele fez”, explicou Harry Styles sobre a escolha do cineasta. “Ele mostra as coisas de forma muito pessoal. E nós queríamos alguém que realmente se envolvesse e conhecesse a gente. Não só ficar de longe observando”.

Questionado sobre quanto realmente os fãs vão poder conhecer da banda, Harry respondeu que tudo. “Desde o início queríamos que filmasse tudo. Até agora, não houve nenhum momento em que dissemos ‘Parem de filmar porque queremos falar disso’. Apenas deixamos muito aberto, foi o que concordamos em fazer e acho que é assim que se consegue o melhor do filme. É o tipo de coisa em que você recebe na mesma medida em que oferece. Então acho que era importante deixar que eles tivessem tudo”.

Bastidores da turnê europeia da banda "One Direction"

Este “tudo” inclui até momentos constrangedores. “Tem uma parte do filme em que fizeram uma pergunta sobre onde ficava algum lugar no mundo”, contou Lian Payne. “E eu errei feio, o que me fez parecer um idiota completo. Mas acho que isso ainda vai entrar, o que é triste, porque parece que sou burro”.

Acostumados com as câmeras desde o início da carreira, quando participaram da versão britânica do reality musical “X-Factor” (inicialmente como cantores solo, antes de serem reunidos pelos apresentadores Nicole Scherzinger e Simon Cowell), ainda assim os garotos tiveram receio em abrir suas vidas para o documentário.

“É sempre assustador quando você permite que alguém venha e filme tudo que você faz”, diz Harry. “Mas o que é legal de trabalhar com alguém como o Morgan”, completa Zayn Malik, “é que ele se envolve tanto que você sente que tem controle total sobre tudo que está acontecendo”.

“Também é emocionante ao mesmo tempo, porque as pessoas conhecem apenas uma parte nossa, através das redes sociais e de entrevistas em que você não consegue realmente conhecer alguém. Acho que este filme é uma chance ótima para os fãs e as pessoas que não nos conhecem verem um lado diferente que não viram antes”, afirma Harry.

“Quando começamos nossa carreira, vivemos com câmeras por dez semanas no ‘X-Factor’, então não tivemos muito problema em ter as câmeras por perto”, conta Niall Horan.

“Uma das coisas que faz com que eles tenham tanto sucesso é sua acessibilidade aos fãs e queríamos realmente explorar isso no filme. Colocá-los em posições em que estivessem um pouco mais vulneráveis. Momentos em que normalmente não nos deixariam filmar ou não deixariam outras pessoas por perto. E acho que diz muito sobre eles e suas famílias o fato de que realmente acreditaram no processo”, conta o diretor.

Entre os momentos de intimidade filmados para o documentário, Morgan cita como exemplo o casamento do irmão de Niall e Harry acordando de manhã.

* A jornalista viajou a convite da Sony Pictures