Topo

Tom Zé divulga nova música inspirada em protestos; ouça

Do UOL, em São Paulo

26/06/2013 14h32

No meio da produção do novo disco, Tom Zé divulgou nova música inspirada nas manifestações que tem acontecido em todo o Brasil.

“Povo Novo” foi escrita por Tom Zé com Marcelo Segreto, integrante da Filarmônica de Passárgada, seu novo parceiro desde o lançamento do EP “Tribunal do Feicebuqui", em abril.

O músico baiano afirma ainda que buscou “orientação” em um texto da socióloga Marília Moscou, deixando um ponto de interrogação no crédito da música.

“A interrogação está no nome de Marília Moscou, porque 75% da música foi praticamente orientação do site dela – as estrofes: 'quero gritar na próxima esquina' e 'olha, menino, que a direita já se azeita'. De forma que se ela me cobrar direitos autorais na Justiça não terei muito como me defender. A canção teve também ótimas penadas de Marcus Preto e Paula Mirhan”.


Doação de cachê
Em maio, o cantor contou ao UOL que decidiu doar o cachê que recebeu por narrar um comercial da  Coca-Cola depois de uma polêmica gerada nas redes sociais.

"Eu sou pobre, continuo pobre. Agora, a banda de Irará precisa e esse dinheiro estava me atrapalhando, me incomodando, resolvi doar. Estou nervoso hoje por causa disso. Estava agora com a minha mulher fazendo as contas e está um aperto 'fela da puta'", explicou.

O caso serviu como inspiração para o EP, uma obra coletiva, com a participação do rapper Emicida, o cantor Tatá Aeroplano, o produtor Daniel Maia e os grupos Trupe Chá de Boldo e O Terno. 

"Foi uma fase maravilhosa com esse pessoal aqui em casa, esses meninos energizados, com grande capacidade musical", afirmou.

Confira a letra de “Povo Novo”:

A MINHA DOR ESTÁ NA RUA
AINDA CRUA
EM ATO UM TANTO BEATO, MAS
CALAR A BOCA, NUNCA MAIS! (BIS)
O POVO NOVO QUER MUITO MAIS
DO QUE DESFILE PELA PAZ
MAS
QUER MUITO MAIS.

QUERO GRITAR NA
PRÓXIMA ESQUI NA
OLHA A MENI NA
O QUE GRITAR AH/OH
O QUE GRITAR AH/OH

OLHA, MENINO, QUE A DIREITA
JÁ SE AZEITA,
QUERENDO ENTRAR NA RECEITA, MAS
DE GOROROBA, NUNCA MAIS (BIS)
JÁ ME DEU AZIA, ME DEU GASTURA
ESSA POLÍTICARADURA
DURA,
QUE RAPA-DURA!

QUERO GRITAR NA... ...