Topo

Nos 20 anos do Harmonia do Samba, Xanddy diz que música baiana ainda sofre preconceito

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

23/07/2013 07h00

Há 14 anos a música “Vem Neném” explodia nas paradas de sucesso na voz de Xanddy do grupo Harmonia do Samba, que chamou a atenção na época pelo rebolado e por subir ao palco com os pés descalços. Hoje a banda está com 20 anos de carreira, não saiu dos holofotes baianos e conquistou ainda os veteranos da MPB Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Mesmo em alta no nordeste do país, Xanddy acredita que a música baiana ainda não “é bem vista por determinadas cidades e estados brasileiros”. Para ele, é necessário uma “conscientização geral” sobre o porquê da “existência de cada ritmo brasileiro”.

“Eu acho que existe muito preconceito com a música baiana. Muita gente acha que é descartável e sem muita qualidade. É uma questão do ser humano entender que a gente não pode julgar e olhar as coisas desta maneira”, disse o vocalista do Harmonia do Samba, que grava na próxima segunda-feira (29) o novo DVD para celebrar as duas décadas da banda.

Assista ao vídeo da música "Vem Neném"

“’Vem Neném’ é ainda a marca registrada do Harmonia”
Xanddy acredita que, desde o início da banda, uma das fases mais marcantes foi a “explosão no final de 1999 para 2000”. Segundo ele, o boom do Harmonia aconteceu com a música “Vem Neném”.

“Foi surreal para a gente. Queríamos fazer sucesso, ter nossa música tocando, mas nunca pensávamos que seria do jeito que foi. Comemorávamos como se tivéssemos ganhado a Copa do Mundo”, disse ele, que na época vendeu mais de 750 mil cópias do CD. E acrescentou: “’Vem Neném’ é ainda a marca registrada do Harmonia”.

O hit será remodelado para o novo DVD, assim como a banda passou por uma reformulação há quatro anos. “Depois de oito anos sempre com empresários e pessoas dirigindo nossa carreira, tomamos uma decisão de seguir a nossa estrada, sem ninguém para empresariar. Hoje temos a nossa própria administração e direção”, comemorou Xanddy.

De acordo com o vocalista, a banda atualmente tem mais liberdade e foi possível se consolidar nas paradas de sucesso baiana com a música “Comando” do CD “Só Para Dançar”. “A nova fase nos trouxe fôlego novamente”, disse.

Caetano, Gil e samba do recôncavo
O fôlego e a vivacidade da banda são comprovados pelo show a parte feito pelos fãs do Harmonia do Samba. Com dança que lembram ritmos africanos com o toque dos batuques da criação do samba em meados do século 19, os torcedores – como são chamados os seguidores da banda - criaram um estilo diferente de se dançar pagode.

Para Xanddy, essa dança pode ser uma forma de manifestação cultural já que o pagode da banda tem uma “pegada do samba do recôncavo” – ritmo que uniu pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho no estado da Bahia por volta de 1860.

Todos esses aspectos podem ter chamado a atenção de Caetano Veloso e Gilberto Gil. “O que atraiu eles foi o samba do recôncavo porque o Harmonia tem esse som na sua essência”, explicou Xanddy. No Carnaval de 2010, segundo o site Glamurama, Caetano assistiu ao show do grupo e disse que era “maravilhoso”.

Carnaval
De volta ao bloco “As Muquiranas” em 2014, o Harmonia do Samba comanda também o bloco “Meu & Seu”. O grupo também faz todas as segundas o ensaio “A Melhor Segunda-feira do Mundo”.

Xanddy diz estar feliz com o Carnaval, mas aprova mudanças que beneficiem a massa.“Se um terceiro circuito vai beneficiar o povo e aqueles que não têm condições de sair em um bloco, eu acho que vale a pena tentar. Não podemos pensar no Carnaval só como um negócio, temos que encontrar um meio termo”, explicou.

Atualmente, o Carnaval de Salvador é dividido em dois circuitos: Barra-Ondina e Campo Grande, sendo o último mais popular com alguns blocos sem corda.

Neste ano, Carlinhos Brown colocou o bloco "Afródromo" nas ruas de Salvador com as principais entidades afros da cidade. Eles pleiteiam um novo circuito oficial, exclusivo para eles, na Cidade Baixa.

DVD 20 anos
Péricles, Ivete, Solange do Aviões do Forró e Naldo participarão da gravação do DVD “20 anos do Harmonia” que acontece no Wet’n Wild, na avenida Paralela, espaço que também sedia os ensaios da “A Melhor Segunda-feira do Mundo”.

De acordo com Xanddy, o DVD será feito para agradecer a dedicação de todos os fãs durante as duas décadas. “Vai ser grandioso e uma superprodução”, prometeu.

Entre as faixas, o novo trabalho terá seis composições inéditas a exemplo de “Pra Agradecer” e “Harmonia Futebol Clube”, que abordam a relação do grupo com os fãs. O restante será releituras de sucessos do Harmonia do Samba. 

Ouça a música "Harmonia Futebol Clube"