The Breeders comemora 20 anos de "Last Splash" com energia dos anos 1990
Há 20 anos, as marcantes linhas de baixo criadas por acaso após um erro cometido por Josephine Wiggs e o estranho som emitido por Kim Deal ao adaptar um copo de isopor ao microfone, cruzaram a fronteira entre o rock alternativo e o mainstream, caindo no gosto popular. A música "Cannonball" ajudou a impulsionar as vendas de "Last Splash", segundo trabalho da banda The Breeders, e projetou o grupo norte-americano para o resto do mundo.
Para comemorar o aniversário de duas décadas de um dos álbuns mais cultuados dos anos 1990, Kelley Deal, Jim MacPherson e Carrie Bradley, se juntaram a Kim e Josephine em uma turnê mundial, que nesta quarta-feira (24) passou por São Paulo e reuniu no Cine Joia um público formado em sua maioria por pessoas acima dos 30 anos. A formação é a mesma da gravação do disco e não se reunia desde 1994.
Ao contrário do clima de nostalgia esperado nos shows que revisitam antigos álbuns de uma banda, o Breeders mostrou que está em plena forma. Com as vozes praticamente intactas, as gêmeas Kim e Kelley Deal puxaram o coro nas faixas de Last Splash, tocadas na mesma sequência do álbum. Algumas com mais intensidade, no caso de "No Aloha", "Divine Hammer", "Drivin’ on 9" e "I Just Want to Get Along", na qual Kelley assume os vocais. A irmã minutos mais nova de Kim foi aclamada diversas vezes pelos fãs, que em diversas ocasiões gritaram seu nome e distribuíram elogios à guitarrista.
Kelley respondeu com sorrisos, característica marcante das irmãs Deal. A guitarrista chegou a brincar com Josephine, que se manteve séria durante toda a apresentação.
Ao fim da última faixa de "Last Splash", Kelley anuncia que a banda fará uma rápida pausa e voltará com algumas músicas de "Pod", de 1990, primeiro álbum do Breeders, adorado por ninguém menos que Kurt Cobain. No retorno, a ótima Shocker in Gloomtown, um cover do Guided by Voices, teve até um “stage dive” de um fã mais animado, que se arriscou a subir no palco.
Safari, faixa do EP de mesmo nome lançado em 1992, marcou outro bom momento da noite, ao lado de Happiness is a Warm Gun, cover dos Beatles. Todas as faixas tocadas no show fazem parte de uma versão “deluxe” de "Last Splash", lançada este ano. "LSXX" traz extras, lados B, demos e versões ao vivo.
A banda fez ainda um segundo bis de duas músicas e terminou a apresentação com Hellbound, atendendo aos pedidos do público.
Em sua terceira passagem pelo Brasil, o Breeders mostrou que, assim como seus integrantes, seu trabalho mais emblemático conserva a mesma energia de 20 anos atrás.
Veja abaixo o setlist do show:
New Year
Cannonball
Invisible Man
No Aloha
Roi
Do You Love me Now?
Flipside
I Just Wanna Get Along
Mad Lucas
Divine Hammer
SOS
Hag
Saints
Drivin’ on 9
Roi Reprise
1º Bis
Shocker in Gloomtown
Head to toe
Happiness is a Warm Gun (cover dos Beatles)
Safari
Opened
Oh!
Limehouse
2º Bis
Iris
Hellbound
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.