Topo

Cantor pop coreano causa mal-estar ao publicar foto com rosto pintado de preto

Foto publicada na terça (30), no Instagram, por G-Dragon, líder da boy band de K-Pop Big Bang Imagem: Reprodução/Instagram/xxxibgdrgn

Do UOL, em São Paulo

01/08/2013 15h35

O cantor Kwon Ji Yong, conhecido como G-Dragon, causou mal-estar entre internautas ao publicar em seu Instagram uma foto com o rosto pintado de preto.

Como o líder do grupo pop sul-coreano Big Bang parecia usar um capuz, a imagem foi rapidamente associada à do jovem negro Trayvon Martin, morto a tiros em fevereiro de 2012, aos 17 anos, em Sanford, Flórida, por um vigilante voluntário que alegou legítima defesa.

Na época, uma foto de Trayvon vestindo um casaco com o capuz na cabeça se transformou em meme depois que artistas como P-Diddy, Ludacris, Frank Ocean, Jamie Foxx e Nelly imitaram a pose, em protesto contra o crime. No entanto, a imagem de G-Dragon foi rapidamente considerada racista por seus seguidores.

Logo depois da polêmica ser abordada em uma nota do site da revista especializado em música "Spin", um representante de G-Dragon afirmou que a foto não tinha a intenção de ser um comentário sobre raça ou política.

"GD estava simplesmente usando diferentes cores de tinta facial e isto é um grande mal-entendido", afirmou o porta-voz em e-mail enviado à "Spin". "A tinta facial é apenas uma variação de cor para a capa de seu álbum, que inclui preto, branco e vermelho".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cantor pop coreano causa mal-estar ao publicar foto com rosto pintado de preto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade