Topo

Pagodeiro do "Esquenta", Mumuzinho diz que quer quebrar barreiras

Mumuzinho e Regina Casé na 2ª edição da "Roda de Samba 2013" no Clube Monte Líbano, na Lagoa, Rio de Janeiro - Léo Marinho / AgNews
Mumuzinho e Regina Casé na 2ª edição da "Roda de Samba 2013" no Clube Monte Líbano, na Lagoa, Rio de Janeiro Imagem: Léo Marinho / AgNews

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

04/08/2013 07h00

Há três anos no programa da Globo “Esquenta” ao lado da apresentadora Regina Cazé, Mumuzinho se destacou  como cantor de pagode e chamou a atenção dos veteranos Péricles,  Arlindo Cruz, Alexandre Pires e Alcione. Fazendo cerca de 25 shows por mês e com a música “Fala” entre as mais tocadas nas rádios do Brasil, o pagodeiro lança o seu primeiro DVD em “clima de apresentação”.
 
Segundo o cantor de 28 anos, as 19 músicas do seu novo trabalho foram escolhidas para que o “povo conhecesse quem é o Mumuzinho”.  Ele acredita que tanto o público do “Esquenta” quanto o de seus shows é popular.

“A gente está aí para percorrer os espinhos, as diferenças. Entrei na classe C, D, todas as classes. Estou aí para mostrar o meu som, minha música. Eu e o ‘Esquenta’ estamos no ar para quebrar barreiras mesmo”, dize ele, que já participou como ator de filmes como “Cidade de Deus” (2002), "Cidade dos Homens" (2007) e "Tropa de Elite" (2007).

Mumuzinho disse que “largou” a carreira de ator depois de descobrir que “tinha o dom de cantar”. “Comecei a frequentar roda de samba e a tocar cavaquinho. Tive um grupo e o samba me chamou, não teve jeito“, conta.

O samba realmente o chamou. No último dia 26, por exemplo, ele participou da gravação do DVD de Péricles no Rio de Janeiro. De acordo com o ex-cantor do Exaltasamba, Mumuzinho é uma revelação e uma cara nova para o mundo do pagode. "Ele é um ótimo ator, cantor e um excelente compositor. Vivemos trocando figurinhas", diz Péricles.

“Hoje veio o Mumuzinho, amanhã vem outro”

Veja Mumuzinho cantando com Alexandre Pires

Mumuzinho, por sua vez, não se considera uma única revelação. Ele acredita que, no cenário atual da música brasileira, existam inúmeros destaques. “Eu tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho e ser reconhecido. Mas revelação é muita gente. Hoje veio o Mumuzinho, amanhã vem outro. A nossa música cresce a cada dia para você nomear alguém como revelação“, diz o cantor.

No entanto, o pagodeiro acredita que terá uma carreira longínqua e já faz inúmeros planos. “Eu sou fã do meu próprio trabalho. Quero cantar até eu ficar velhinho. Quero fazer cinema de novo também”, sonha.

DVD

Sucesso em 2011, o hit "Curto-Circuito" está presente na gravação ao vivo -- feita em março, na casa de shows A Seringueira, em São Paulo. Outras canções que já estão nas paradas de sucesso, como "Te Amo", "Se Eu Tivesse o Poder" e "Baratinar", animam o público no vídeo.

Arlindo Cruz canta "Caozeiro" e "Tá Frio lá Fora". Já Alexandre Pires faz participação na música "Chega" e Péricles dá seu toque romântico em "Antiga Escritura".