Topo

Alceu Valença fratura mão em acidente com bicicleta e adia show

Alceu Valença posta foto em seu perfil do Facebook mostrando o braço enfaixado - Reprodução/Facebook
Alceu Valença posta foto em seu perfil do Facebook mostrando o braço enfaixado Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

15/08/2013 13h28

O cantor e compositor Alceu Valença fraturou a mão esquerda em um acidente envolvendo uma bicicleta nesta quarta-feira (14) na orla do Leblon, zona sul no Rio de Janeiro.

Segundo seu assessor de imprensa, foi necessário adiar um show do cantor em função do acidente. A apresentação programada para ocorrer no dia 29 de agosto no Oi Casa Grande, também no Rio, foi transferida para o dia 17 de setembro. Os demais shows estão mantidos.

O assessor contou que o ciclista não parou para prestar socorro ao cantor e que ele próprio não percebeu que havia fraturado um osso na hora. Após a mão esquerda começar a inchar, porém, procurou atendimento.

Alceu postou uma foto e um texto em seu perfil no Facebook sobre o acidente. Na imagem, ele aparece com a mão esquerda enfaixada.

"No lado esquerdo, carros retidos diante do sinal fechado. Olho para o outro lado, não vejo ninguém. Coloco o pé na ciclovia e, num susto, vejo aproximar-se de mim o vulto de um ciclista todo vestido de preto, numa velocidade inacreditável. Joguei o corpo para trás, mas senti que o guidon se chocara contra minha mão esquerda. Urrei de dor", escreveu.

"Fui direto para uma clínica e obtive o diagnóstico: fratura na mão esquerda, quatro semanas sem tocar violão. Tive de adiar meu show acústico no Teatro Oi Casagrande, que estava marcado para o fim do mês (e passou para o dia 17 de setembro)."

Alceu escreveu também que no dia seguinte saiu para caminhar "com um braço imobilizado e pendurado na tipoia". "Muitos param para me perguntar o que acontecera com minha mão e relato pacientemente o ocorrido. Um gari da prefeitura se aproxima, cantando 'Anunciação'. Quando explico o acidente, o gari resume, com sabedoria: 'ciclovia não é pista de corrida'. Andar, andar nas ruas do Rio. Desviando dos buracos nas calçadas de pedrinhas portuguesas e de ciclistas inconsequentes. O direito de um termina quando começa o do outro."

No mesmo post, o cantor afirmou adorar andar de bicicleta, mas "neste dia deixei minha eguinha na garagem".

Em julho, a atriz Beatriz Segall tropeçou em um buraco em uma calçada no Rio, bateu o rosto no chão e machucou o olho direito. Em entrevista ao programa "Hoje em Dia", a atriz contou que desistiu da ideia de processar a prefeitura, mas não descarta começar uma campanha pela recuperação das calçadas se nada for feito.