Topo

Com ingressos esgotados, Black Sabbath faz 1° show no Brasil com Ozzy

Do UOL, de São Paulo

09/10/2013 06h00

Após 43 anos de muita espera, brigas, várias formações diferentes e até mortes de ex-integrantes, o Black Sabbath faz nesta quarta-feira (9) seu primeiro show no Brasil com Ozzy Osbourne, no estacionamento da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), norte de Porto Alegre.

O mítico vocalista estará à frente da base da formação original da banda, já que o baterista Bill Ward, presente no anúncio da reunião em 2011,deixou a turnê no ano passado, dando lugar a Tommy Clufetos. Os shows de abertura ficarão a cargo do grupo brasileiro Hibria e do Megadeth, um dos maiores expoentes do thrash metal. Todos os ingressos foram vendidos.

Depois de se apresentar na capital gaúcha, o grupo da cidade inglesa de Birmingham, precursor do heavy metal, parte para São Paulo (11), Rio de Janeiro (13) e Belo Horizonte (15).

O Brasil é o terceiro compromisso da perna latino-americana da nova turnê “Reunion”, que já levantou plateias no Chile e na Argentina. A excursão mundial teve início em 20 de abril, na Nova Zelândia, de onde seguiu para Austrália e Japão. Entre julho e setembro, a banda percorreu os Estados Unidos e o Canadá.

Conhecido por misturar guitarras pesadas a temas ligados ao ocultismo, o Black Sabbath já vendeu mais de 70 milhões de álbuns no mundo em mais de 43 anos de carreira.

O Black Sabbath já esteve duas vezes no Brasil: em 1992, com Ronnie James Dio nos vocais, e em 1994, com Tony Martin. Em 2009, retornou ao país sob o nome Heaven & Hell, projeto voltado à fase do finado Dio.

Repertório

Como não poderia deixar de ser, o grosso do repertório está nos clássicos da fase Ozzy, sobretudo nos quatro primeiros discos, lançados entre 1970 e 1972: "Black Sabbath" (a faixa-título, “Behind the Wall of Sleep” e “N.I.B.”), “Paranoid”(“War Pigs”, “Fairies Wear Boots”, “Rat Salad”, “Iron Man”e a faixa-título), “Master of Reality” (“Into the Void”e “Children of the Grave”) e “Black Sabbath Vol 4”(“Under the Sun/Every Day Comes and Goes”e “Snowblind”).

Além de “Dirty Woman”, de “Technical Ecstasy”, de 1976, outras quatro faixas do álbum mais recente, “13”, lançado em junho --o primeiro com o vocalista desde 1978--, devem ser executadas: “End of the Beginning”, “Age of Reason” e "God Is Dead?". O disco alcançou o primeiro lugar nas paradas britânicas, o que não ocorria desde 1970.

Chama atenção a ausência nos shows de “Sabbath Bloody Sabbath” (1973), considerado por muitos fãs e críticos o melhor da carreira do grupo. O álbum, que mescla peso com alguns dos arranjos mais elaborados do Black Sabbath, conta com talvez o registro mais agudo e rasgado de Ozzy --hoje com 64 anos--, o que pode ter motivado a exclusão.

Outro dos trabalhos célebres da banda, “Sabotage” (1975), também não deve ser representado na apresentação. Veja aqui o provável setlist.

Serviço

Black Sabbath
(com Megadeth e Hibria)
Quando: 9 de outubro (quarta-feira)
Abertura dos portões: 16h
Horário dos shows: 19h30 (Hibria), 20h30 (Megadeth) e 22h (Black Sabbath)
Onde: Estacionamento da Fiergs
Av. Assis Brasil, 8787 - Bairro Sarandi - Porto Alegre (RS)
Capacidade: 30 mil pessoas
Classificação etária: 12 a 15 anos - é permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsáveis. A partir de 16, desacompanhados. Proibida a entrada de menores de 12 anos