Topo

Novo álbum do Pearl Jam chega ao primeiro lugar da Billboard 200

?Lightning Bolt? é o quinto álbum da carreira do Pearl Jam a chegar ao topo da Billboard - Leandro Moraes/UOL
?Lightning Bolt? é o quinto álbum da carreira do Pearl Jam a chegar ao topo da Billboard Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

23/10/2013 17h53

O décimo álbum em estúdio do Pearl Jam, “Lightning Bolt”, lançado neste mês, foi o quinto da carreira da banda a chegar ao topo da parada musical norte-americana. Segundo a lista Billboard 200, divulgada nesta quarta (23), com dados da Nielsen SoundScan (empresa que regulariza a venda de discos nos EUA), o álbum vendeu 166 mil cópias em sua semana de estreia.

 “Vs.” (1993), “Vitalogy” (1994), “No Code” (1996) e “Backspacer” (2009) foram os outros discos que chegaram em primeiro lugar em vendas na história da banda. "Backspacer", por exemplo, vendeu 189 mil cópias. “Lightning Bolt” é o álbum do Pearl Jam que chegou ao primeiro lugar com o menor número de vendas se comparado aos anteriores.

Miley Cyrus, que ocupava o posto de primeiro lugar na Billboard 200 com seu álbum "Bangerz", caiu para a segunda posição com 72 mil cópias vendidas (uma queda de 37% se comparada à semana de estreia). Em terceiro lugar na lista aparece o ex-beatle Paul McCartney, com seu primeiro álbum de inéditas em seis anos, "New". O disco teve 67 mil cópias vendidas na primeira semana.

Ao vivo
Depois de quase cinco meses sem fazer shows, o Pearl Jam voltou à turnê norte-americana no dia 11 de outubro com apresentação em Pittsburgh onde tocou cinco músicas do "Lightning Bolt", pela primeira vez ao vivo. Conhecida por variar o setlist a cada novo show, a banda de Seattle abriu com "Pendulum", uma das inéditas. Depois, ainda vieram "Sirens", "Infallible", "Let the Records Play" e "Yellow Moon". "Lightning Bolt" e "Mind Your Manners", primeiro single do novo álbum, já haviam sido tocadas em Chicago, em julho. "Future Days", apresentada no show anterior, ficou de fora.

Assista abaixo aos vídeos de "Pendulum" e "Sirens":