Topo

Fabricante de brinquedos desiste de parodiar Beastie Boys em propaganda

Do UOL, de São Paulo

27/11/2013 20h01

A fabricante de brinquedos Goldieblox, que parodiou “Girls”, dos Beastie Boys, em um de seus comerciais, desistiu de usar a música no anúncio, que deu início a uma disputa judicial com a banda de rap americana. A já faixa foi substituída na propaganda viral, disponibilizada no YouTube. Após consultar seus advogados, a empresa enviou uma carta aberta à banda.

"Nós não queremos brigar com vocês, nós te amamos e somos realmente grandes fãs", afirma a empresa. "Nossos corações afundaram na semana passada, quando seus advogados nos contactaram com ameaças que levamos muito a sério. Como uma pequena empresa, não tivemos escolha a não ser lutar por nós mesmos. Fizemos isso pois sinceramente esperávamos que pudéssemos chegar à uma solução pacífica."

"We don't want to fight with you. We love you and we are actually huge fans," stated 'Team GoldieBlox', adding: "Our hearts sank last week when your lawyers called us with threats that we took very seriously. As a small company, we had no choice but to stand up for ourselves. We did so sincerely hoping we could come to a peaceful settlement with you." They go on to say that they have now removed the parody version of the song from the advert and are willing to stop the lawsuit.

In the letter, the company wrote that they were unaware that the late Adam Yauch had requested in his will that Beastie Boys songs never be used in advertising. Read the full letter on the GoldieBlox blog.

Read more at http://www.nme.com/news/beastie-boys--2/74098#dyQVxDHU38hd34c2.99

Na semana passada, a empresa entrou com um processo contra os integrantes reivindicando o uso no vídeo, já que a faixa teve os versos reescritos. Nesta terça-feira (26), os integrantes Michael Diamond e Adam Horovitz, dos Beastie Boys, publicaram uma carta aberta no jornal “The New York Times” afirmando que vetam o uso de sua música para fins comerciais.

A música faz parte do primeiro álbum do trio, "Licensed to Ill", lançado em 1986, e conta com versos como “Garotas, para lavar os pratos / Garotas, para arrumar meu quarto / Garotas para lavar o banheiro”.

Com a letra da faixa alterada, a propaganda da GoldieBlox mostra meninas cantando sobre construir espaçonaves e codificar softwares. Viral, a peça foi vista por 8 milhões de usuários no YouTube nas últimas semanas. A ideia da campanha é vender também a meninas brinquedos relacionados à construção e engenharia.

Os músicos afirmaram ainda que são a favor da mensagem da campanha, que é mostrar que mulheres podem desempenhar funções masculinas.

"Quando tentamos simplesmente perguntar como e por que “Girls” havia sido utilizada em seu anúncio sem a nossa permissão, VOCÊS [GoldieBlox] processaram os ESTADOS UNIDOS", afirmaram, dirigindo-se diretamente à fabricante.

A GoldieBlox entrou com uma ação na suprema corte americana após os Beastie Boys ameaçarem acionar a Justiça por violação de direitos autorais neste fim de semana.

"A GoldieBlox criou a paródia especificamente para fazer referência à música dos Beastie Boys e para promover a meta de quebrar os estereótipos de gênero, incentivando jovens a se envolver em atividades que desafiam o seu intelecto, particularmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática ", diz ação judicial.