Topo

Corpo do compositor João Silva é velado no Recife

  • Reprodução

    João Silva e Luiz Gonzaga na capa do disco em que os dois lançaram juntos, "Inéditas de João Silva e luiz Gonzaga"

Do UOL, no Rio

07/12/2013 13h43

O corpo do compositor de forró João Leocádio da Silva, de 78 anos, será velado na tarde deste sábado (7), em um local ainda não definido do Recife; e o enterro acontece neste domingo (8), em Arco Verde, cidade do interior do Pernambuco, onde o músico parceiro de Luiz Gonzaga nasceu, informou Paulo Wanderley, assessor de Gonzaguinha. A família de João está reunida no Instituto Médico Legal, em Santo Amaro, para decidir os detalhes do velório e uma possível homenagem para ele.

O músico foi encontrado morto na noite de sexta-feira em seu apartamento no bairro Boa Viagem, na zona sul do Recife. O compositor estava sozinho em casa quando morreu. Sua mulher e filha estavam em Aracaju acompanhando a enteada do artista, a cantora de forró Thais Nogueira.

Grata pelo apoio que João Silva deu para a sua carreira, Thais fez questão de homenageá-lo nas redes sociais. A cantora de forró postou uma foto sua ao lado do músico em sua página oficial no Facebook e escreveu: “Adeus triste a essa pessoa tão abençoada . Deus cuide de você .. João Silva pra sempre”.

  • Reprodução/Facebook

    João Silva e a enteada, a cantora de forró Thais Nogueira

O músico teve um importante papel para divulgação da cultura nordestina. João foi parceiro de Luiz Gonzaga de 1964 até o seu último disco, “Luiz Gonzaga e sua sanfona”, lançado em 1989. “Sem dúvida, o João foi um dos maiores compositores da música popular brasileira”, disse Paulo Wanderley.

O compositor é autor de uma boa parte dos sucessos interpretados por Luiz Gonzaga. “Pra Não Morrer de Tristeza”, “Nem Se Despediu de Mim”, “Danado de Bom”, “Pagode Russo”, “Vou te Matar de Cheiro” e “Forró de Cabo a Rabo” estão entre as centenas de músicas gravadas pelo Rei do Baião compostas por João.

Além de Luiz Gonzaga, o compositor fez parceiras com Dominguinhos, Bastinho Calixto, João do Vale, Rosil Cavalcante, Severino Ramos, Sebastião Rodrigues, Onildo Almeida, Pedro Cruz, entre outros. Ao todo, João soma mais de duas mil composições ao longo de seus 50 anos de carreira.