Topo

"Eles são mais introvertidos do que eu", diz ex-baixista do Pixies

Kim Shattuck comenta saída do Pixies, após poucos meses tocando na banda - Reprodução
Kim Shattuck comenta saída do Pixies, após poucos meses tocando na banda Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/12/2013 12h50

Kim Shattuck comentou pela primeira vez sua saída do Pixies em entrevista ao semanário musical britânico "NME". A baixista contou que recebeu o comunicado de sua saída por meio de um telefonema do empresário do grupo e que acredita que diferenças que perfil possam ter sido o problema. “Tenho a sensação de que eles são mais introvertidos do que eu", falou.

A baixista, que havia entrado no grupo para substituir Kim Deal (que deixou a banda em junho para se dedicar ao projetos paralelos, como sua carreira solo e o Breeders, sua outra banda), anunciou sua saída em novembro, após poucos meses em turnês com Black Francis, David Lovering e Joey Santiago.

Shattuck, conhecida pelo grupo alternativo The Muffs, disse que ficou em choque quando ficou sabendo de sua saída pois não havia sinais de insatisfação do grupo com relação à sua atuação nos palcos e que o combinado era que ela seguisse em turnê com eles durante 2014.

“Fiquei surpresa porque estava indo tudo muito bem. A crítica estava gostando e senti um retorno ótimo por parte dos fãs. Eles até falavam: ‘amamos você, nova Kim!’”, comentou. “Nos despedimos no aeroporto e na manhã seguinte o empresário me liga  e diz: ‘a banda tomou a decisão de tentar com uma nova baixista’. Fiquei chocada.”

Na entrevista, Shattuck  ainda especulou os reais motivos que teriam contribuído para sua saída. “Tem essa questão da introversão. Ninguém nunca conversava sobre assuntos mais profundos, pelo menos não em voz alta”, falou. “E teve um show em Los Angeles em que me empolguei e me joguei no público, e sei que eles não ficaram muito felizes com isso. Quando saí do palco, o empresário veio me falar para não repetir aquilo. E eu disse: ‘sério? Para minha segurança?’ E ele: ‘não, é porque o Pixies não faz esse tipo de coisa’.”

Contudo, ela diz que não há ressentimentos por causa do ocorrido. “Eu preferiria que eles tivessem me comunicado pessoalmente sobre a saída”, disse. “Mas eles são muito legais. Ainda sou bastante fã do Pixies.” 

A banda anunciou, nesta segunda-feira (9), a nova baixista Paz Lenchatin, que vai substituir Shattuck na série de shows já agendados nos Estados Unidos e na Europa para o próximo ano. Paz  já tocou nas bandas A Perfect Circle e Zwan -- este último, projeto paralelo do vocalista dos Smashing Pumpkins, Billy Corgan.