Topo

Após recorde no iTunes, novo disco de Beyoncé é recusado por rede de lojas

Do UOL, em São Paulo

17/12/2013 11h07

O quinto álbum da cantora Beyoncé, lançado de surpresa e com exclusividade para o iTunes na última sexta-feira (13), bateu o recorde de vendas através dessa plataforma, com mais de 828 mil cópias vendidas. A estratégia, no entanto, deixou as grandes redes de varejo na mão. Cada vez menos importante no comércio musical, uma delas, forte nos Estados Unidos, já afirmou que não vai vender o novo disco da cantora.

“Nos concentramos em oferecer aos nossos clientes uma grande variedade de CDs físicos”, disse a porta-voz da rede Target, Erica Julkowski, à revista “Billboard”. “Quando um novo álbum está disponível digitalmente antes de estar disponível fisicamente, impacta a demanda e as projeções de vendas”, afirmou.

No passado, a Target chegou a firmar uma parceria com Beyoncé para a venda do seu disco anterior, “4”. Desta vez, no entanto, a porta-voz foi firme: “Estamos focados principalmente em oferecer CDs que estarão disponíveis em um formato físico ao mesmo tempo que em todos os outros formatos. Neste momento, a Target não disponibilizará o novo álbum de Beyoncé, que leva seu nome".

Horas antes, na segunda-feira (16), a cantora lançava, oficialmente, os clipes de "Drunk in Love" e "XO". Ambos fazem parte do disco multimídia  "Beyoncé" que, segundo a cantora de 32 anos, é um “visual album” (em português: álbum visual). “Eu queria que as pessoas ouvissem as canções com as histórias que estão na minha cabeça. A visão no meu cérebro é o que eu quero que as pessoas experimentem pela primeira vez. ”, diz ela em um teaser divulgado em seu Facebook.

  • Capa do 5° disco da cantora, "Beyoncé"

 

Em nota, ela afirmou estar entediada com a maneira em que se lança discos hoje em dia. “Eu não queria lançar minha música do que jeito que já fiz. Estou entediada com isso. Sinto que sou capaz de falar diretamente com os meus fãs. Há tantas coisas que ficam entre a música, o artista e os fãs. Eu senti que não queria que ninguém mandasse uma mensagem quando meu álbum ficasse pronto. Eu só queria que isso saísse quando estivesse pronto, e de mim para meus fãs".

Em um dos vídeos (assista a prévia de cada um abaixo), para a música "Blue", Beyoncé aparece no Brasil em uma sorveteria, jogando futebol com crianças, tentando sambar e carregando a filha Blue Ivy no colo em Trancoso, na Bahia, onde ficou hospedada durante sua última passagem pelo país em setembro

 


O trabalho de inéditas, sucessor de "4", conta com a participação do marido Jay-Z e da filha Blue Ivy, além dos músicos Drake, Frank Ocean, Pharrell Williams, Timbaland, Justin Timberlake, The-Dream, Sia, Miguel, Hit-Boy, Caroline Polachek, Noah “40″ Shebib e das ex-companheiras do Destiny's Child, Michelle Williams e Kelly Rowland. Os vídeos das músicas do álbum -- e da canção "Grown Woman", divulgada no começo do ano em um comercial da Pepsi, e que não consta no disco -- foram dirigidos por Jonas Akerlund, Hype Williams e Terry Richardson. 

Confira a lista de músicas e os videos de “Beyoncé”:

1. “Pretty Hurts”
2. “Haunted”
3. “Drunk In Love” (com JAY Z)
4. “Blow”
5. “Angel”
6. “Yoncé”/”Partition”
7. “Jealous”
8. “Rocket”
9. “Mine” (com Drake)
10. “XO”
11. “Flawless” (com Chimamanda Ngozi Adichie)
12. “Superpower” (com Frank Ocean)
13. “Heaven”
14. “Blue” (com Blue Ivy)

VIDEOS:
01. “Pretty Hurts” – Dirigido por Melina Matsoukas
02. “Ghost” – Dirigido por Pierre Debusschere
03. “Haunted” – Dirigido por Jonas Åkerlund
04. “Drunk In Love” – Dirigido por Hype Williams
05. “Blow” – Dirigido por Hype Williams
06. “Angel” – Dirigido por @lilinternet
07. “Yoncé” – Dirigido por Ricky Saiz
08. “Partition” – Dirigido por Jake Nava
09. “Jealous” – Dirigido por Beyoncé, Francesco Carrozzini & Todd Tourso
10. “Rocket” – Dirigido por Beyoncé, Ed Burke & Bill Kirstein
11 .”Mine” – Dirigido por Pierre Debusschere
12. “XO” – Dirigido por Terry Richardson
13. “Flawless” – Dirigido por Jake Nava
14. “Superpower” – Dirigido por Jonas Åkerlund
15. “Heaven” - Dirigido por Beyoncé & Todd Tourso
16. “Blue” – Dirigido por Beyoncé, Ed Burke & Bill Kirstein
17. BONUS VIDEO – “Grown Woman” – Dirigido por Jake Nava