Topo

"García Marquez era fã de Nelson Ned", conta biógrafo; veja repercussão

Do UOL, em São Paulo

05/01/2014 14h40

Nelson Ned morreu aos 66 anos de complicações clínicas após uma pneumonia. O cantor, conhecido como "o pequeno gigante da canção", enfrentava problemas de saúde há vários anos, que se agravaram em 2003, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

Para o jornalista e escritor Paulo César Araújo, autor do livro "Eu Não Sou Cachorro Não", "ele era autor de canções que estão na memória do coletivo nacional". Ele também lembrou de um fã famoso do cantor, o escritor colombiano Gabriel García Marquez. "Ele sempre o citou como um dos cantores favoritos dele, nos anos 80".

O cantor Agnaldo Timóteo, que estava no Rio de Janeiro quando recebeu a notícia da morte de Ned, lembrou sua importância na música latina. "Nós tivemos dois grandes ídolos internacionais. Um está vivo, que é Roberto Carlos. Depois do Roberto Carlos, era o Nelson Ned", afirmou.

O velório ocorre no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, onde o cantor será cremado. A cremação está marcada para as 21h deste domingo.

Leia abaixo a repercussão da morte de Nelson Ned:

“Estou muito triste. Ele era autor de canções que estão na memória do coletivo nacional. Quando soube da morte lembrei da minha infância nos anos 70. Ele estava no auge do sucesso no Brasil. Fazia canções originais, fazia a letra, fazia a música... ele fazia mais sucesso no exterior do que no Brasil. Gabriel García Márquez era muito fã de Nelson Ned, ele sempre o citou como um dos cantores favoritos dele, nos anos 80. Nelson Ned marcou uma geração, autor de vários sucessos, clássicos românticos da música.”
Paulo César de Araújo, biógrafo, autor do livro "Eu Não Sou Cachorro Não", por telefone

"Nós tivemos dois grandes ídolos internacionais. Um está vivo, que é Roberto Carlos. Depois do Roberto Carlos, era o Nelson Ned. Fui vê-lo no México e em Nova York e sei o que ele representava para a música da América Latina. Era um monstro catando, tinha uma enorme sensiblidade para compor. Ele estava enfermo, dependendo dos outros. Acho que Deus levou Nelson Ned para que ele tenha descanso enterno".
Agnaldo Timóteo, cantor, por telefone

"Descanse em paz Nelson Ned. O Hip Hop te eterniza nos samples!"
Emicida, cantor, no Twitter

"Que período para o músico popular! Perdemos grandes expoentes que corajosamente jorravam suas (nossas) emoções, apesar da patrulha. Ned!"
Fafá de Belém, cantora, no Twitter

"Sentimentos à família do pequeno grande Nelson Ned que hoje nos deixou, mas fica sua obra".
Silvio Luiz, comentarista esportivo, no Twitter