Topo

Após acidente, Raça Negra volta aos palcos na sexta-feira em Mongaguá

Do UOL, em São Paulo

21/01/2014 15h15

Após acidente com ônibus que deixou 15 pessoas feridas na madrugada de segunda-feira (20), o Raça Negra confirmou sua volta aos palcos para a próxima sexta-feira (24) em show na cidade de Mongaguá, litoral paulista. No dia seguinte, no sábado (25), é dia do grupo de pagode se apresentar em Belo Horizonte (Chevrolet Hall), com transmissão ao vivo pela Multishow a partir das 23h. As apresentações já estavam agendadas antes do acidente.

De acordo com assessoria de imprensa do Raça Negra, três integrantes da banda ainda continuam internados. O saxofonista Marcos Roberto França passou por um pequeno procedimento cirúrgico, junto com uma sutura no rosto, e passará por novos exames, com previsão de alta em breve.

O iluminador Cícero Silva passará por uma cirurgia de artrodese para fixar a coluna fraturada, e o roadie Edson Alves de Lima se recupera de uma cirurgia na perna esquerda, também fraturada. Ainda segundo a assessoria, o estado de  saúde dos integrantes é considerável estável. Parte dos 23 passageiros do ônibus já voltaram para São Paulo, incluindo o vocalista Luiz Carlos, que teve luxação no braço direito. 

O ônibus que levava o grupo e a equipe tombou por volta da 1h20 no km 2,8 da BR-101, no município de Goiana, litoral do estado de Pernambuco. O grupo de pagode havia saído de um show em Natal (RN) e estava em direção ao aeroporto de Recife, onde embarcaria para Salvador. O ônibus colidiu com a mureta de proteção da pista e tombou. Um caminhão que estava na rodovia não conseguiu frear e se chocou com o veículo.

Precursores do pagode romântico
Formado em 1983, o Raça Negra é composto por Luiz Carlos (vocal e violão), Fabinho César (pandeiro e violão), Fena (surdo), Fernando (tantan), Fininho (bateria) e Irupê (sax e flauta). O grupo foi um dos pioneiros no pagode romântico, que invadiu as rádios e programas de TV na década de 1990. "Cigana", "Doce Paixão" e "Cheia de Manias" são os sucessos mais conhecidos do grupo.

O último trabalho do Raça Negra é o CD e DVD "Raça Negra & Amigos", em que Luiz Carlos divide os vocais com convidados como Alexandre Pires e Michel Teló.